A atuação do grupo começa ainda esta semana
A tragédia ocorrida em Santa Maria (RS), com a morte de mais de 200 jovens em uma boate da cidade, serviu de alerta as autoridades de Içara no funcionamento dos estabelecimentos comerciais e casas noturnas do município. Em reunião, no final da tarde dessa segunda-feira (28), com os comandos das polícias Militar e Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e o Executivo, foi definida a articulação de uma força-tarefa para atuar na fiscalização de locais onde se concentra grande fluxo de pessoas.
A atuação do grupo já começa a ser realizada nesta semana. “Estamos encadeando uma força-tarefa para atuar na fiscalização. O estabelecimento que estiver em situação irregular terá sua atividade suspensa até a regularização. A ordem é esta. O trabalho iniciará nos locais onde há maior acumulo de pessoas”, diz o vice-prefeito, Sandro Giassi Serafim.
Conforme o gerente de fiscalização, Aurélio Tadeu Dorschaidt, o convite para atuar na força-tarefa será estendido ao Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Polícia Civil. “Iniciaremos pelas casas noturnas e, consequentemente, estenderemos a fiscalização em estabelecimentos comerciais e outros locais com grande aglomero de pessoas. Contaremos com a ajuda do Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Polícia Civil”. “Há cerca de seis meses que a Fiscalização tem cobrado, enfaticamente, o habite-se de prédios de atendimento público. Muitos acham que querendo criar burocracia. Estamos tentando evitar que tragédias como a de Santa Maria ocorra em Içara”, lembra.
Um dos problemas constatados pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar decorre na mudança de finalidade ao alvará liberado. Segundo eles, há casos, por exemplo, em que foi dada a autorização para o funcionamento de um restaurante e o local funciona também como casa noturna.
A reunião que se definiu a atuação de uma força-tarefa contou ainda com a participação do coordenador da Defesa Civil, Seloney Nascimento Carvalho; o cabo do Corpo de Bombeiros de Içara, Rogério Antônio Tomaz; Secretário de Finanças, Ronaldo Bilesimo; 2º sargento e comandante da PMRv, Adilson de Oliveira e o tenente-coronel da PM, Cosme Manique Barreto.
Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI