Trânsito

Congonhas: obras podem ser retomadas em setembro

Foto: Marcelo Becker/DS

Foto: Marcelo Becker/DS

Faltam menos de dez dias para que seja conhecida a empresa que fará a obra das cabeceiras da ponte sobre o Rio Congonhas, na divisa entre Tubarão e Jaguaruna. Os trabalhos foram paralisados no local em agosto de 2015 por problemas nos acessos. Agora, a expectativa é de que a passarela esteja completamente pronta até o fim deste ano.

Segundo a Agência de Desenvolvimento Regional – ADR, a modalidade de concorrência foi aberta no dia 22 de julho. A licitação é do tipo menor preço, com execução indireta, em regime de empreitada por preço global. A entrega dos envelopes das empresas interessadas será até as 14h30min do dia 24 de agosto. No mesmo dia, meia hora depois será aberta a sessão do processo licitatório.

Assim, em uma semana ocorrerá o processo de contratação e, após isso, segundo a ADR, é entregue a ordem de serviço para o início dos trabalhos. A previsão é de que as obras sejam encerradas no fim deste ano.

A antiga ponte de Congonhas foi demolida por decisão conjunta das prefeituras de Tubarão e Jaguaruna no início de 2014, após desabamento no local. O governo estadual assumiu a obra, apontando na época que as prefeituras teriam que fazer os acessos. Desde então, moradores têm sofrido para fazer a travessia, alguns tendo que realizar longos percursos para ir à escola ou ao trabalho. A ponte já está totalmente pronta, mas não pode ser utilizada justamente pela falta dos acessos.

O problema na finalização da obra foi constatado em agosto de 2015, quando houve uma movimentação de terra no lado de Jaguaruna, o que pôs em xeque a segurança da ponte e quase comprometeu o que já tinha sido feito.

Com informações do Jornal Diário do Sul