Foram três anos de produção, muitas ondas surfadas e paisagens deslumbrantes. O resultado foi um dos audiovisuais mais completos já desenvolvidos na região: o documentário “A Pedra e o Farol”, com direção e roteiro do jornalista carioca Luciano Burin. Estreia nesta quinta-feira, no Cine Teatro Mussi, no Centro Histórico de Laguna. A sessão única, que inicia às 20 horas, será aberta ao público.
A Pedra e o Farol é um trabalho da Scult Filmes, e mostra a íntima relação entre o Farol de Santa Marta, na tricentenária Cidade Juliana, e a Pedra do Campo Bom, mais conhecida como Laje da Jagua, em Jaguaruna. Estabelece um decisivo papel cultural no desenvolvimento da região costeira de ambos os municípios e de boa parte do sul de Santa Catarina, onde está concentrada uma gama frenética de paisagens singulares do litoral brasileiro.
Sobre a relação entre a Pedra do Campo Bom e o Farol de Santa Marta, Luciano conta como surgiu a ideia de produzir o filme: “Passo os meus verões na praia de Jaguaruna desde que nasci. A distante espuma branca da onda da Pedra do Campo Bom (hoje conhecida como Laje da Jagua) sempre esteve presente no meu imaginário de surfista”.
Há alguns anos, Luciano tomou conhecimento de que o Farol de Santa Marta tinha um mecanismo de emissão de um feixe de luz vermelha para orientar os navegadores a desviarem da rota de colisão com a laje, que fica a cerca de 20 quilômetros de distância do fanal.
“As perigosas e desprotegidas águas da região continuaram por muitas décadas a resultar em muitos naufrágios ou encalhes nesta faixa do litoral”, lembra Burin. “O ponto de ligação entre os vários temas e personagens do filme é a percepção de que as coisas só passam a ter significado quando damos algum valor a elas, seja registrando momentos em fotografias, observando uma construção antiga ou lutando pela preservação de um ambiente natural”, enaltece Luciano.
O documentário foi realizado com o apoio da empresa GAM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e também tem exibições confirmadas para Florianópolis nos próximos dias 19 e 21, no Cinema do CIC.
Com informações do Jornal Notisul