Educação

Alunos de Gravatal têm extraclasse na Bahia e em Minas

Grupo de Gravatal participa de viagens culturais.

Foto: Murilo Toreti/Divulgação

Foto: Murilo Toreti/Divulgação

Conhecer outro estado e costumes aliados à diversas formas de ensino aprendizagem. Foi desta maneira que ficou marcada a viagem dos alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Antônio Knabben, de Gravatal. Rumo à Bahia, os estudantes fizeram a primeira parada do Intercâmbio Cultural, em Florianópolis, posaram para uma foto, a qual será publicada em uma revista adolescente na capital dos catarinenses.

Antes, os jovens passaram por São Paulo e Rio de Janeiro e puderam conhecer importantes pontos turísticos dos dois estados. Na Bahia, os moradores de Gravatal tiveram contato com professores, alunos e direção da Escola Raphael Serravalle, unidade referência em ensino inovador. No encontro, foi possível a troca de experiências. Os catarinenses presentearam os baianos com chimarrão, pinhão e molhos típicos da região Sul.

A estudante Ana Olívia, da escola baiana, afirma que não tinha uma visão muito ampla do povo catarinense. “Fiquei surpresa. Sempre acreditei que os sulistas fossem mais fechados e se mostram completamente diferentes”. Já Ana Trigo vai além e salienta que a visita dos estudantes e docentes de Santa Catarina foi muito valiosa no aspecto cultural, mas também no pedagógico, por se tratar de discentes oriundos do Ensino Médio Inovador.

Nesta viagem de descobertas, cercadas por paisagens fascinantes, os jovens aventureiros puderam observar as belezas naturais e arquitetônicas do estado baiano, além disso, os estudantes e professores seguiram para Minas Gerais, em Ouro Preto. Conforme o docente de matemática Murilo Toreti, um dos responsáveis pelos alunos na viagem, explica que o Intercâmbio Cultural foi de grande valia. “Valeu muito a pena, o que é bom tem que ser aproveitado. Eles apreenderam muito e nós também”, observa Murilo.

Com informações do Jornal Notisul