Enquanto alguns jovens da Diocese de Criciúma se encontram com o Papa Francisco e milhões de pessoas em Cracóvia, na Polônia, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, em Criciúma, jovens de toda a Diocese se organizam para participar da Peregrinação da Juventude.
O evento inicia no fim da tarde de sábado, 30, e se conclui no início da manhã de domingo (31). A atividade estará em sintonia com a JMJ, que acontece com cinco horas de diferença do horário de Brasília. Mais de 600 jovens são esperados para o encontro.
Atravessando as Portas Santas
A Peregrinação da Juventude vai de uma porta santa à outra. Os jovens participarão de uma missa, no sábado, às 17 horas, na Catedral São José, de onde serão enviados em procissão. A caminhada tem por ponto de chegada o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza. Ambos são pontos de peregrinação durante o ano todo, por conterem portas santas em razão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
Vigília será em Caravaggio
A chegada dos jovens em Caravaggio está prevista para 21 horas. Durante o trajeto, os jovens carregarão uma cruz e a logo da JMJ, da Diocese e do Setor Diocesano de Juventude, responsável pela organização do encontro. A chegada ao Santuário será marcada por momentos de animação com o grupo Mensageiros de Cristo, de Araranguá. Em seguida, o padre Daniel Zilli Darolt conduzirá uma pregação. Os jovens permanecerão em vigília, com adoração ao Santíssimo Sacramento durante toda a noite de sábado e madrugada de domingo, além de rezarem o terço da misericórdia. A peregrinação com missa que será transmitida, ao vivo, de Cracóvia, a partir das 5 horas.
Informações úteis
Os jovens que irão participar da Peregrinação da Juventude poderão repousar no Salão Benfeitores de Caravaggio. Para isso, é necessário que levem consigo colchão ou saco de dormir. Durante a caminhada, desde a Catedral até o Santuário, haverá distribuição de água para saciar a sede dos peregrinos. Para a chegada dos jovens, a organização disponibilizará cachorros-quentes e, na despedida, ao amanhecer, haverá café da manhã. Para cobrir o investimento com alimentação, os jovens poderão fazer uma oferta espontânea. Os jovens também poderão levar seu próprio lanche para refeição durante a madrugada.
Colaboração: Bibiana Pignatel / Comunicação Diocese de Criciúma
[soliloquy id=”187193″]