Economia

Frio traz liquidação antecipada

Lojistas aproveitaram o clima mais ameno para decorar as vitrines com peças próprias desta estação congelante.

Foto: Jailson Vieira/Notisul

Foto: Jailson Vieira/Notisul

Depois de serem surpreendidos pelo frio intenso que tomou conta de Santa Catarina nos últimos dias, moradores da região precisaram reforçar o guarda-roupa. E, ao que tudo indica, a partir da próxima semana, a temperatura despencará ainda mais, já que uma nova e intensa onda de ar polar com temperaturas negativas chega ao estado.

De acordo com o diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão – CDL, Felipe Nascimento, as baixas temperaturas têm movimentado o comércio nos dois últimos meses. “A procura foi grande! Os lojistas tiveram uma resposta muito positiva. Muitas lojas fizeram promoções e os consumidores puderam aproveitar”, destaca.

Felipe afirma que, apesar da perspectiva de frio intenso para os próximos dias, o comércio não promoverá liquidação para este mês. “Ainda não foi definida uma data para que ocorram essas promoções. Ela será realizada somente a partir do próximo mês, como todos os anos”, adianta.

Além da chegada do inverno, a estudante Adriana Lima acredita que as férias de julho foram grandes incentivadoras das vendas neste mês. Foi o que a motivou, por exemplo, a pesquisar os preços de agasalhos e calçados nas últimas semanas. “Como trabalho e estudo não tinha tempo para comprar. Não esperávamos esse frio tão intenso. Mas com as férias pude ir às lojas de departamento e consegui comprar alguns produtos por um preço acessível”, revela.

Com os efeitos da crise econômica, do desemprego e da redução do poder de consumo dos brasileiros, o setor de tecidos, vestuários e calçados foram afetados de forte maneira. Com a estação bem definida neste ano, o comércio pôde, enfim, comemorar. As promoções realizadas pela CDL, para fomentar o movimento, como o Dia D, por exemplo, ajudam ainda mais a aumentar as vendas. 

Temperatura vai despencar

Mais uma vez uma nova onda de frio deverá chegar ao estado nos próximos dias. A temperatura pode variar de -10 a -8 graus em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, e de 0° a 3° graus no litoral.

A massa de ar frio tem previsão de permanecer em Santa Catarina por uma semana. Com a geada forte há risco de congelamento na pista em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco, em Grão Pará. Na madrugada do último domingo, a neve caiu pela segunda vez neste ano no estado. A primeira foi no dia 10 do mês passado. Por volta das 5 horas, os primeiros flocos começaram a cair em São Joaquim, na serra catarinense. O fenômeno fez dezenas de moradores e turistas irem às ruas para comemorar o acontecimento.

O espetáculo durou cerca de 40 minutos. Conforme a meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC/Ciram, Laura Rodrigues, os termômetros marcaram -1.5º graus, com a sensação térmica de -10º graus.

Com informações do Jornal Notisul