Geral

Descarga elétrica mata nove vacas em Jacinto Machado

Um criador de bovinos do interior de Jacinto Machado teve nove vacas mortas de uma única só vez, em função de uma descarga elétrica ocasionada por um raio. O fato aconteceu na segunda-feira (11) e serve como alerta aos criadores da região para medidas de prevenção a este tipo de incidente.

Conforme informações do Jornal Volta Grande, os animais estavam em uma propriedade do pecuarista Charles Kuentzer, na comunidade de Engenho Velho. Com a proximidade de um temporal, o rebanho buscou abrigo sob uma árvore. Foi neste momento em que um raio caiu sobre a árvore e todos os animais foram atingidos.

"É a primeira vez que isso acontece conosco. Já perdemos alguns animais por outros motivos, mas por um raio foi a primeira vez. Um prejuízo enorme, pois todas elas estavam prenhas," relatou o pecuarista.

Alerta aos criadores

Em entrevista à reportagem do Portal Sul In Foco, a médica veterinária da Secretaria do Interior da Prefeitura Municipal de Araranguá, Andreza Rossi Vieira, lembra que medidas podem ser tomadas pelos criadores a fim de evitar fatos semelhantes.

“O indicado é que sejam construídas coberturas nestas propriedades. Naturalmente em tempestades, os animais procuram abrigo, e nos casos mais comuns são as árvores. Infelizmente foi uma fatalidade o que aconteceu neste caso”, comenta.

Sobre a morte de animais com descargas elétricas ocasionadas por raios, Andreza ressalta que tal fato acontece com certa frequência na região. “É algo não tão raro, mas acontece. O que chamou a atenção foi o número de animais mortos em uma única descarga elétrica na árvore em que se abrigavam”, complementa.

Andreza afirma ainda que os criadores devem mudar a cultura de pensamento sobre o gado de corte e de leite. “Os criadores mais cuidadosos constroem coberturas para evitar o frio, o vento e a descarga elétrica em seus animais.  Quem sabe uma mudança de cultura pode evitar novos casos. Uma cobertura simples pode ajudar e muito”, finaliza.

[soliloquy id=”185637″]