Os servidores da prefeitura de Laguna seguem com dificuldades para receber seus pagamentos. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos da Cidade Juliana, os salários são depositados por secretaria e com cronogramas, chegando a atrasar por semanas para alguns servidores.
“Isso vem ocorrendo desde setembro do ano passado, quando chegamos a fazer mobilizações. Alguns meses o pagamento foi feito corretamente, mas quase sempre há alguma secretaria que fica com atraso”, pontua Azomar Miranda, presidente do sindicato.
Conforme ele, os pagamentos começam pelas secretarias de Educação e de Saúde, mas o atraso vai aumentando e chega a uma média de 15 dias para aqueles servidores que ficam por último. “Nós queremos que todos recebam juntos e em dia. Muitas pessoas estão prejudicadas em função desse problema. Nós já fizemos um requerimento administrativo solicitando uma solução e vamos tomar medidas mais drásticas caso isso continue ocorrendo”, diz o presidente.
Ênio Cardoso, secretário de Finanças de Laguna, confirma o problema, mas afirma que os atrasos só ocorreram nos últimos dois meses. “No mês passado e neste mês nós realmente tivemos que pagar por secretaria. Esperamos que até sexta-feira consigamos concluir o pagamento de toda a folha. O problema é a crise, a situação em que as prefeituras estão em termos financeiros. Há prefeituras no país que estão até parcelando os salários”, diz o secretário.
Nesta semana, a Associação dos Motoristas da Prefeitura de Laguna – Ampla também se manifestou contra os atrasos, publicando nas redes socais da entidade uma nota de repúdio na qual afirma que a Ampla lamenta “a postura da atual administração com relação ao cronograma de pagamento por secretarias, no qual existem funcionários da PML que ainda não receberam seus vencimentos”.
A entidade apontou ainda que as diárias dos motoristas da Secretaria de Saúde se encontram em atraso há praticamente um mês, e os motoristas estão custeando sua própria alimentação, sem terem recursos para tal e sem perspectiva de receber. “Solicitamos o empenho do Executivo municipal na resolução destas questões”, aponta a nota assinada pela direção.
Mais atrasos
Conforme Ênio, porém, os atrasos devem continuar, bem como o esquema de pagamento por secretarias, pelo menos nos próximos dois meses. “Nesse período não temos perspectiva de que a situação atual da prefeitura melhore, mas queremos muito resolver isso e estamos nos empenhando ao máximo”, afirma.
Em novembro do ano passado, o atraso no pagamento dos servidores municipais de Laguna gerou uma grande manifestação no Centro Histórico, que reuniu servidores de todas as áreas da prefeitura. O sindicato chegou a ameaçar uma greve geral caso os pagamentos não fossem efetivados.
Azomar diz que novas mobilizações não estão descartadas nos próximos meses, caso a situação não se modifique.
Com informações do Jornal Diário do Sul