Neve e geada não estão descartadas na Serra.
Os próximos três meses em Santa Catarina têm previsão de um inverno típico da estação. Conforme a Epagri/Ciram, as temperaturas devem ser baixas, a chuva registrada deve ser acima da média e deslocamento de ciclones extratropicais são os destaques do trimestre que chega nesta sexta-feira (1°).
Temperaturas
De acordo com a Epagri/Ciram, a previsão é de que as baixas temperaturas devem ser abaixo da média climática. "Neste ano, as massas de frio de origem polar devem chegar mais intensas e com frequência ao Sul do Brasil, favorecendo a condição de geada e neve na Serra.
Chuva
Sobre a instabilidade, a previsão da Epagri/Ciram aponta para chuvas acima da média. Os valores mais altos devem ocorrer no mês de agosto e setembro. O mês de julho promete ter períodos mais prolongados sem chuva.
Poucos episódios de instabilidade podem alcançar o total esperado para o período. Entretanto, a instituição alerta que "eventos de chuva intensa, em curto espaço de tempo, podem ocorrer em qualquer época do ano. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento diário da previsão do tempo".
Características da estação
Esse período do ano é caracterizado por ser a época de formação e deslocamento dos ciclones extratropicais no Litoral Sul do Brasil. O fenômeno traz perigo para a navegação e a pesca em embarcações de pequeno e médio porte devido aos ventos fortes e ao mar agitado, resultando, muitas vezes, em ressaca.
Outra caraterística do inverno são os nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.
Com informações do G1 SC