Medida é usada em substituição das tradicionais tartarugas, pois o uso é proibido
A Autarquia de Segurança, Trânsito e Transportes de Criciúma (ASTC) adotou uma nova opção para chamar a atenção dos condutores em Criciúma, com a aplicação de Linhas de Estímulo a Redução de Velocidade (LEV).
A medida visa fazer com que os motoristas diminuam a velocidade ao se aproximarem das linhas, que são pintadas no asfalto e tem seus traços reduzidos na medida em que o ponto perigoso se aproxima do condutor.
De acordo com a engenheira civil da ASTC, Caroline Zanette, esta medida é usada em substituição das tradicionais tartarugas, pois o uso é proibido principalmente nas proximidades de áreas residenciais, devido ao barulho. “Se a medida for respeitada, ela poderá contribuir com a segurança das pessoas. Adotamos as linhas de estimulo a redução somente em pontos onde realmente existe necessidade”, explica Carol.
Atualmente, dois pontos possuem as Linhas de Estímulo a Redução de Velocidade. Um está localizado na descida da Rua Onório Búrigo (Morro Cechinel) e o outro na Visconde de Cairú, no bairro Santa Bárbara.
A estudante Priscila Volpato mora há anos na Rua Visconde de Cairú, e conta que já presenciou muitos acidentes, já que sua casa fica localizada em uma esquina. Para ela, os motoristas ainda não têm consciência do significado das linhas. Ela observa que muitos não respeitam a nova sinalização. “Eu imagino que as pessoas ainda não entenderam para que servem as linhas. Os carros passam em alta velocidade. É necessário que as pessoas tenham mais consciência”, comenta Priscila.
Tiago Maciel/Decom Prefeitura de Criciúma