Economia

Passagens de ônibus ficam mais caras entre municípios a partir desta segunda

Foto: Divulgação/ Leonardo Vieira

Foto: Divulgação/ Leonardo Vieira

Os usuários de transporte coletivo entre as cidades deverão desembolsar 9,32% a mais para terem acesso ao serviço entre as cidades a partir desta segunda-feira (27) em todo o estado.

Na região, o aumento também foi repassado. O índice de reajuste médio aprovado pelo Departamento de Transportes e Terminais (Deter) vale tanto para linhas urbanas quanto rodoviárias. O último reajuste dos intermunicipais ocorreu há menos de um ano, em agosto de 2015.

“Cumprimos apenas o reajuste repassado pelo Deter. Não podemos comercializar nem a menos e nem a mais do que foi estipulado. Todas as nossas linhas sofreram o reajuste”, afirma a responsável pelo setor de passes da Auto Viação São José, Isabela De Bona Fenili.

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Santa Catarina (Setpesc), as empresas haviam pedido um reajuste de 12%, mas o Deter aprovou 9,32%. Os empresários alegam que há uma defasagem de 30% no valor das tarifas ao longo dos anos.

A Auto Viação São José detém atualmente um grande número de linhas que interligam as cidades de Orleans, Lauro Muller, Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça e Criciúma (ao Sul); São Lugdero, Braço do Norte e Grão Pará (ao Norte) e, Jaguaruna (ao Leste).

Veja a seguir como ficaram os valores das passagens de ônibus nestas cidades: