Desde 1942, não era registrado um mês de junho com tão pouca chuva.
Esta será mais uma semana seca na região Sul do Estado. O mês de junho deste ano já é considerado o mais seco dos últimos 74 anos. De acordo com o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, desde 1942, não era registrado um mês de junho com tão pouca chuva.
Até o momento, foram registrados 18 milímetros de precipitação em Urussanga, por exemplo. A média histórica para o sexto mês do ano é de 80 milímetros. Em 1942, foram contabilizados 15 milímetros de chuva.
De acordo com Sônego, previsão de precipitação só para os primeiros dias de julho. O climatologista também adianta que não há previsão de frio intenso para os próximos dez dias. A falta de chuva ainda não chega afetar diretamente os produtores da região. No entanto, contruiu para a redução do nível de reservatórios e rios.
Semana de sol e com temperaturas elevadas para estação
A última semana de junho será ensolarada com pouco vento, noites frias e tardes quentes. A tendência é que o amanhecer fique entre 10 e 12 graus e chegue aos 27 graus no período da tarde.
Esta condição climática, de acordo com o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, favorece a formação de nevoeiros durante a madrugada e o amanhecer.
O climatologista também orienta que a população evite queimar qualquer tipo de material nesta semana, pois há alto nível de poluição presente na atmosfera. Já para o próximo fim de semana, a previsão também é de sol com temperaturas agradáveis.
Previsão do tempo para a semana:
Segunda-feira: Mínima de 7 graus com máxima de 24 graus;
Terça-feira: Mínima entre 8 e 10 graus com máxima de 24 graus;
Quarta-feira: Mínima entre 8 e 10 graus com máxima de 25 graus;
Quinta-feira: Mínima de 10 graus com máxima de 27 graus;
Sexta-feira: Mínima entre 8 e 10 graus com máxima de 27 graus.
Com informações do Portal Engeplus