O Porto de Imbituba ganhará, em oito meses, mais uma importante e necessária parceira, a boa infraestrutura rodoviária.
No Brasil, obras públicas, claro que não todas, parecem ter a necessidade de pressão popular e da sociedade civil organizada, com as entidades de classe ligadas à indústria, comércio, sindicatos, etc. Uma das antigas brigas de atenção infraestrutural na região era a recuperação do acesso Norte de Imbituba, que compreende um trecho de 4,7 quilômetros entre a BR-101, Avenida Marieta Konder Bornhausen, e Rua Manoel Florentino Machado. Após manifestações, acidentes graves, mortes, congestionamentos, paralisação de caminhoneiros, protesto de portuários, entre tantos outros fatos já registrados nas páginas do Notisul ao longo da última década, por exemplo, a obra vai, finalmente, sair do papel.
Orçada em R$ 13,1 milhões, com injeção monetária dos governos do estado, de Imbituba e da SC Par, gestora do empreendimento que hoje é uma empresa estatal catarinense, os benefícios dos trabalhos serão muito maiores. Atrairá ainda mais investidores, pois atualmente a BR-101 está totalmente duplicada no estado – faltando um trecho minúsculo de cerca de um quilômetro em Tubarão
Nesta sexta-feira, o engenheiro da prefeitura, Moacir Freitas da Rosa, juntamente com os engenheiros da Setep Construções, empresa vencedora da licitação, Antônio Rafael Isidoro Neto e Marcelo Barcaro, discutiram os últimos detalhes para o início da operação de recapeamento em concreto programado. O prazo para a conclusão é de oito meses.
Vários protestos marcaram prévia da obra
Representantes do Conselho Municipal das Associações de Imbituba – Comai reuniram-se com o prefeito Jaison Cardoso e assessores para debater as melhorias no acesso norte do município. Uma manifestação ocorreu no dia 1º de julho do ano passado, há quase um ano, e que resultou no bloqueio total das pistas na Avenida Cônego Itamar Luiz da Costa, próximo ao Caic, no bairro Divineia, pedindo melhorias para a via. Esta foi uma das notícias veiculadas no Notisul sobre uma série que pedia, em suma, a recuperação do trecho que liga a BR-101 à região central e portuária da terceira maior cidade da região, e uma das mais ricas do sul do estado.
O engenheiro da prefeitura, Moacir Freitas da Rosa, adianta que a montagem do canteiro de obras, que será próximo ao trevo da Divineia, e o levantamento topográfico para a regularização do pavimento, que é a primeira etapa, além do estudo para a drenagem pluvial, inicia em poucos dias. “A previsão é que as máquinas comecem a remover o asfalto no dia 4 de julho”, planeja Moacir.
Nesta segunda-feira, profissionais da empresa Setep começarão os trabalhos. A reabilitação do Acesso Norte inclui a instalação de pavimento rígido – whitetopping, adequação da drenagem pluvial e toda a sinalização da Avenida Marieta Konder Bornhausen e rua Manoel Florentino Machado. A obra será realizada por meio de um convênio entre o município de Imbituba, governo do estado e SC Par Porto de Imbituba.
Com informações do Jornal Notisul