A soldado Gisele Delfim incorporou a personagem de educadora na tarde desta quinta-feira (16) para mais de 60 crianças do ensino infantil do Colégio Sesi de Orleans.
As crianças de três turmas, com idades entre 4 e 6 anos, receberam orientações sobre segurança e socorro em mais um encontro realizado pela Policia Militar de Orleans, através do Proerd Kids.
O projeto é realizado junto ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, que é voltado a estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas. “Nesta iniciativa voltada as crianças, o objetivo é conscientizar sobre segurança, noções de socorro e também sobre o papel da Polícia Militar. Tudo de forma lúdica, utilizando cartazes e imagens”, ressalta Gisele.
Entre um encontro e outro, a soldado Gisele se depara com vários questionamentos e alguns mitos sobre o papel da polícia que ainda prevalecem no pensamento das crianças. “Os pais têm que orientar seus filhos de que a polícia é do bem. Elas perguntam se a polícia é do mal. Explicamos a elas que a PM está ali para ajudar. A PM repreende quem faz coisas erradas. Com isso, os mitos caem por terra e a aproximação se torna mais fácil”, relata a soldado Gisele.
Além disso, noções de comportamento e ações praticadas no cotidiano são repassadas. “A habilidade em saber dizer não, como controlar os sentimentos ruins, saber lidar com a raiva. Eles adoram este momento. Perguntam bastante e é muito bom. Os pais tem que ajudar também em casa”, finaliza.
O projeto Proerd Kids é realizado de forma simultânea nas instituições de ensino da cidade. A falta de efetivo limita a realização de um volume grande de encontros.
Mas quando há tempo, a soldado Gisele e o soldado Firmiano se reúnem novamente com crianças e adolescentes, contribuindo para formar bons cidadãos.
[soliloquy id=”182890″]