Homens do Corpo de Bombeiros de São Joaquim e região localizaram na tarde desta quarta-feira (15), o arquiteto gaúcho Osvaldo Luiz Balbinot de 57 anos, em Bom Jardim da Serra. O homem estava desaparecido desde o início da semana.
Após buscas pela região, o corpo foi localizado a 130 metros de profundidade em meio a mata no Cânion do Funil, local bastante visitado por turistas. Segundo os militares, o motivo que levou a queda do homem no local ainda é desconhecido.
Conforme o comandante do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Lages, tenente-coronel Edson Tadeu Steinck de Souza, as buscas pelo arquiteto iniciaram já na manhã de segunda-feira (13). “Fomos comunicados pelo amigo da vítima sobre o seu desaparecimento. Buscas foram realizadas em uma área de aproximadamente 5 quilômetros, mas nada foi encontrado”, relata.
Já no dia seguinte, o tenente-coronel Tadeu solicitou apoio da equipe de resgate com cães farejadores de Curitibanos. “Após buscas, os militares encontraram alguns pertences do homem. Nesta quarta, com o auxílio do helicóptero Arcanjo 01 do Batalhão Aéreo de Florianópolis localizamos o corpo do arquiteto em meio a mata”, afirma.
Cerca de 10 homens, entre bombeiros militares de Lages, São Joaquim, Curitibanos e Florianópolis atuaram na busca e retirada do corpo no local.
O trabalho de socorro contou com auxílio de cães farejadores, equipe especializada em rapel e o helicóptero Arcanjo 01, do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina.
O motivo que levou a morte do arquiteto deverá ser investigado pela Polícia Civil.
Cânion do Funil
Situado à esquerda da Serra do Rio do Rastro e altitude de 1.590 metros, o loca não possui acesso de carro, somente a pé ou a cavalo pelas trilhas das fazendas onde faz parte o referido cânion.