O Centro de Castração de Balneário Rincão está próximo de ser inaugurado. Em uma estrutura de 36m², localizada na Rua Jaguaruna, no antigo Sine, o novo serviço será destinado a castração de cães, gatos de rua e animais de famílias carentes.
De acordo com a médica veterinária, Beatriz Hobold, o Centro de Castração vai colaborar com a diminuição de animais de rua. “Castrar também é uma forma de proteção, muitos donos costumam dar remédios para os animais não procriarem e acabam fazendo mal à saúde deles”, explica.
Os equipamentos já foram instalados para receber os animais que vão ser castrados. Nesta sexta-feira (10), o veterinário do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) visitou a estrutura e liberou o uso do local. Os medicamentos para os animais chegam na próxima semana.
Após a castração, o animal receberá o cuidado durante a cirurgia e o responsável por ele irá assinar um termo de responsabilidade pelo pós operatório.
No ato, o dono do animal irá receber uma cartilha com orientações sobre o procedimento. O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira das 13h às 19h.
Cadastros já são realizados
Os cadastros para o serviço de castração já estão sendo realizados. Moradores do condomínio Deobaldo Pacheco, na Zona Sul, já foram visitados e os interessados no serviço já foram cadastrados.
O serviço é disponibilizado para moradores de baixa renda e protetores independentes. Ao todo, serão disponibilizados 64 castrações por mês.
Moradores também receberão orientações
As escolas e clubes de mães receberão orientações sobre o cuidado que se deve ter com os animais de rua e os procedimentos após a cirurgia. As palestras de conscientização fazem parte de ações do CRMV que estimulam o não abandono de animais de rua.
Colaboração: Giovane Marcelino – Assessoria de Imprensa do Balneário Rincão