Clima

Cresce procura por autorizações para visitação ao Morro da Igreja em Urubuci

Até as 11 horas desta manhã, 95 das 200 autorizações diárias disponibilizadas pelo ICMBio para a visitação nesta sexta-feira já haviam sido retiradas. Para a visitação no domingo, o instituto já tem 70 reservas preenchidas.

Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS

Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS

Com o frio intenso que está derrubando as temperaturas e a previsão de neve para os pontos mais altos do Estado a partir desta sexta-feira, é grande o movimento de turistas nas cidades serranas. Por isso, é bom os turistas se programarem para visitar pontos que necessitam de autorização prévia, como o Morro da Igreja, em Urubici.

Na manhã desta sexta-feira já não havia mais vagas para a visitação ao local no sábado, dia de maior movimento do ponto turístico. Até as 11h desta manhã, 95 das 200 autorizações diárias disponibilizadas pelo ICMBio para a visitação nesta sexta-feira já haviam sido retiradas.

A expectativa é de que as senhas restantes logo devem se esgotar em função do grande fluxo de turistas que ligam ou se encaminham até o escritório do órgão para retirar a liberação. Para a visitação no domingo, o instituto já tem 70 reservas preenchidas.

Por que é necessária autorização para acessar o morro

A visitação ao Morro da Igreja é limitada por integrar uma área de preservação de fauna e flora no Parque Nacional São Joaquim, e é um dos principais atrativos turísticos de Urubici por estar a 1.822 metros acima do nível do mar. O local é um dos pontos mais altos do Brasil e tem uma vista singular para um conjunto de montanhas da Serra Geral e para a Pedra Furada, outro ponto turístico do município.

O parque foi criado em 6 de julho de 1961 e abrange atualmente os municípios de Bom Jardim da Serra, Grão Pará, Orleans e Urubici. O destaque de sua variada vegetação são as araucárias, que preenchem a paisagem superior do parque. A fauna se caracteriza pela biodiversidade com destaque para o leão-baio, também conhecido como puma, bem característico da região.

Como agendar a visita

– Os agendamentos são realizados pelo email agendamentoparque@hotmail.com e pelo telefone (49) 3278.4994

– Após o agendamento, é necessário ir até o escritório do ICMBio retirar a autorização para apresentar no parque. O escritório fica na rua Pedro Bernardo Warmling, 1.542, aberto para a retirada das 8h às 12h, e das 13h às 16h30min.

– O parque está aberto para visitação das 8h até as 18h, sendo permitida a entrada do último carro até as 17h

– As autorizações são para os carros. São aceitos 200 veículos por dia, sendo 100 no horário da manhã e mais 100 à tarde. Ao pedir a autorização deve ser informado o horário de visitação desejada

– Motos não necessitam de autorização

– O controle de acesso de veículos é realizado porque no alto do morro há vaga de estacionamento somente para 30 veículos. Assim, é realizado um controle no portão de acesso para permitir que esteja no parque até 30 veículos ao mesmo tempo. A espera é feita em fila, na estrada de acesso ao parque, por ordem de chegada. 

– Não há tempo máximo de permanência no parque estabelecido

Com informações do Diario.com