Realizado pelo segundo ano, o Troféu Feagro do Agronegócio tem como objetivo homenagear e reconhecer, a cada edição, o trabalho de duas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento dos segmentos da produção de leite, da suinocultura e da piscicultura na região.
Na noite dessa terça-feira (3), a Associação Catarinense dos Criadores Bovinos – ACCB realizou uma confraternização para participantes e expositores de animais da raça Jersey da Feagro e, na oportunidade, foram entregues os troféus. O objetivo foi comemorar também os 25 anos de exposição. A ação foi marcada por muita emoção.
Belmiro Stang, representado pelo filho Ramiro, foi um dos homenageados. Segundo o presidente da Feagro 2016, Adir Engel, ele é produtor desde 1991 e, desde o início, ajuda nas exposições. “Ele é morador de Braço do Norte e auxiliou, inclusive, na compra do terreno do parque de exposições. Portanto, tem uma grande importância no agronegócio. Foi suinocultor e também produtor de leite”, detalhou.
O segundo homenageado foi o médico veterinário Manoel Rodrigues, o Manolo. “Ele é de Honduras e é cônsul no Brasil desde 1980 até atualmente. Ele foi homenageado porque trabalhou na antiga CAFASC, transformada Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc posteriormente. Ele se aposentou há alguns anos, mas, esmo assim, ainda presta serviço para a ACCB. Então exerce um trabalho fundamental na nossa região de registro genealógico, de registro de gado puro. Ele conhece todos os produtores e dá uma contribuição muito grande”.
Outras homenagens
Neste sábado (4), as homenagens continuam. Às 19 horas, durante o Concurso de Culinária de Peixes, Mário Heinzen e Ilson Meurer serão os homenageados. “São dois produtores bastante importantes na piscicultura e merecem o reconhecimento”, frisou Adir. Já às 19h30min, mais dois troféus serão entregues durante o jantar de confraternização dos suinocultores, no Pavilhão da Suinocultura.
“No setor da suinocultura, será homenageado seu Bertino Heidmann, em memória, e Evaristo Rech. Seu Bertino conseguiu dar para cada filho, no casamento, uma área de 25 hectares de terra e uma granja de suínos completa de 54 metros com 30 matrizes dentro. Se não me engano, foram nove filhos. Então ele auxiliou muito para o desenvolvimento da suinocultura. Já Evaristo Rech é funcionário da Cidasc e já foi vereador em Braço do Norte. Ele auxilia em todos os setores, pois está sempre pronto para ajudar os produtores, a qualquer momento”, finalizou o presidente da Epagri 2016.
[soliloquy id=”181327″]