A ampliação do território do Parque Nacional de São Joaquim, sancionada pela presidente Dilma Rousseff no dia 15 de abril, continua mobilizando lideranças em busca da revogação da decisão. Nesta semana o prefeito de Lauro Müller, Fabrício Kusmin Alves, se reuniu com moradores da comunidade de Rio Capivaras Alto, onde explicou os encaminhamentos e esclareceu dúvidas dos moradores a respeito da ampliação do parque.
Além de Lauro Müller, outros municípios foram prejudicados com a mudança. Entre eles, Orleans, Grão Pará, Bom Jardim da Serra e Urubici. Lideranças desses municípios vêm discutindo a questão para solicitar que a decisão seja revogada, pois se trata de um ato inconstitucional, já que nenhuma audiência pública para discutir o assunto foi realizada.
No caso de Lauro Müller, uma área de 1,750 mil hectares passou a pertencer ao Parque Nacional de São Joaquim. Desse total, 1,490 mil hectares estão dentro do Eco Museu Serra do Rio do Rastro, criado em 2014 e que protege uma área de 6,2 mil hectares dentro do município de Lauro Müller. Os demais, 260 hectares, ocupam área de propriedades rurais nas comunidades de Rio Capivaras Baixo e Rio da Vaca.
A criação do Eco Museu Serra do Rio do Rastro é um dos principais argumentos para que a decisão possa ser anulada. O prefeito Fabrício reforçou o compromisso de lutar para que a decisão federal seja cancelada juntamente com todos os interessados. “Posso garantir à população lauromüllense que iremos brigar até o fim para que nenhum metro de terra do nosso município seja invadido, seja do Eco Museu ou de nossas comunidades rurais, onde agricultores, produtores de aves e suinocultores, trabalham dignamente para sustentar suas famílias”, ressaltou o prefeito.
Na última semana o prefeito Fabrício esteve em Lages, onde participou de uma reunião com o procurador da república, Nazareno Jorgealém Wolff, para discutir o assunto. Uma audiência pública será marcada para as próximas semanas para tratar o assunto juntamente com deputados e senadores de Santa Catarina.
O Parque Nacional de São Joaquim é uma unidade de conservação federal sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Foi criado a partir do Decreto nº 50.922, de 06 de julho de 1961, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros.
Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller
[soliloquy id=”180001″]