Ação de construtora resultou em um livro que destaca a região.
O Programa Grandes Obras pela Infância, da Construtora Camargo Corrêa, que atuou na construção da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, em parceria com a Childhood Brasil, recebeu o Prêmio Neide Castanha 2016. A premiação é organizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e foi criado para reconhecer e homenagear boas práticas relacionadas ao tema, que têm sido desenvolvidas no Brasil por empresas, agentes públicos, entidades e ONGs.
O programa, voltado ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no entorno de grandes projetos de infraestrutura e conduzido pela Construtora Camargo Corrêa, foi escolhido na categoria Responsabilidade Social. Criado em 2010, atua na conscientização dos profissionais das obras quanto à temática e, junto às comunidades, na prevenção dos riscos às populações de cada localidade dos empreendimentos, por meio do desenvolvimento de redes de proteção e apoio integral às crianças, adolescentes e seus familiares.
Ao todo, mais de 800 profissionais da empresa foram treinados como multiplicadores do projeto, repassando as informações junto às comunidades e autoridades locais. Implantado em 21 obras no Brasil, com destaque para o projeto da Ponte de Laguna, que contribuiu para a organização, estruturação e articulação da rede socioassistencial de Pescaria Brava, por meio de formações e assessorias aos atores do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente. “O foco é contribuir direta ou indiretamente para a prevenção e mitigação de riscos à população das comunidades onde estamos inseridos, para assegurar benefícios do empreendimento em desenvolvimento, seja permanente e sustentável com o menor impacto possível”, explica a analista socioambiental da Camargo Corrêa, Letícia Santos.