A avaliação positiva do projeto, em funcionamento no centro da cidade desde o início do ano, possibilita a expansão do número de câmeras para os bairros
Dando continuidade ao projeto Segurança para Todos, em funcionamento em Cocal do Sul desde janeiro deste ano, onde 22 câmeras ajudam na vigilância das ruas centrais, o projeto passa a atender também no interior do município.
A iniciativa, considerada inovadora na região, tem como intuito aumentar a sensação de segurança de forma econômica e com grande alcance, principalmente nas áreas menos protegidas do município. De acordo com Valmicio De Pieri, responsável pela empresa Vtech Soluções, algumas associações de moradores estão se unindo para buscar fundos que possibilitem a instalação em seus bairros.
A comunidade de Rio Comprudente está com uma câmara em funcionamento e os moradores estão buscando parcerias para que outras 15 sejam instaladas. Em média, o investimento em uma câmara de alta resolução fica em torno de R$ 2 mil. Porém, câmeras de menor valor podem ser instaladas, desde que forneçam imagem com qualidade.
De acordo com Evandro Carlos Rodrigues, responsável pela Polícia Civil de Cocal do Sul e idealizador do projeto, o equipamento é um grande aliado da segurança pública, pois as câmeras estão mostrando em tempo real o que está acontecendo e acabam inibindo a atuação de quem pretende praticar algum crime. “As imagens gravadas ajudaram de forma concreta na elucidação de casos que tiveram grande repercussão. É um grande ajuda para a polícia que sofre com a falta de efetivo”, acrescenta.
Segundo Valmício, o objetivo do projeto é multiplicar o olhar da vizinhança que tem acesso à imagem por senha e pode acompanhar a movimentação da rua no computador, no tablet ou no smartphone. As imagens de todas as câmeras estão à disposição das polícias, inclusive, de empresas que têm câmeras voltadas para a rua estão se interligando ao sistema, ampliando ainda mais o monitoramento. "Aumentar o número de câmeras de segurança e levá-las aos locais mais remotos ajuda a deixar a população mais segura e ainda colabora com os órgãos de segurança", frisa.
O investimento para a instalação das primeiras câmeras em Cocal do Sul partiu da doação do Conselho Municipal com o apoio da CDL, da Câmara de Vereadores e do Governo Municipal.
Com informações do Jornal da Manhã