A prefeitura de Laguna abriu concorrência pública para a concessão do serviço de transporte aquaviário de passageiros, cargas e veículos do município – ou seja, a travessia de balsa do Canal da Barra.
Há alguns meses a prefeitura havia prometido abrir licitação para contratar uma nova empresa para prestar o serviço, hoje de responsabilidade da Laguna Navegação. A concorrência será por menor preço da tarifa.
O valor da travessia – hoje R$ 12 por carro – foi motivo de muitas manifestações e reivindicações, em especial dos moradores da região da ilha, que precisam realizar a travessia muitas vezes diariamente, pagando R$ 24 para ir e retornar.
A abertura dos envelopes está marcada para as 14h30 do dia 23 de junho. De acordo com o procurador do município de Laguna, Leandro Schiefler Bento, no edital da concorrência já está previsto que a empresa vencedora, que vai receber a concessão do serviço, forneça um desconto de 50% para os moradores da ilha.
Vão receber o desconto os moradores que foram cadastrados pela União das Associações de Pescadores da Ilha, que foi uma das entidades que tomou parte das manifestações reivindicando valores menores para os moradores. O cadastro foi finalizado e entregue para a prefeitura, que deve se basear nos dados para o fornecimento do abatimento do valor da tarifa.
Além do desconto, os moradores também solicitaram a construção de um terminal com abrigo e banheiro, além de um estacionamento para aqueles que não querem atravessar de carro. A prefeitura começou a realizar trabalhos no local onde ficará o estacionamento. A balsa faz o transporte no canal da Lagoa Santo Antônio dos Anjos e é o meio de transporte mais viável para oito comunidades de pescadores.