Geral

Moradores protestam contra preço da travessia de balsa em Laguna

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O valor da travessia de balsa para os moradores da região da ilha, em Laguna, voltou a ser motivo de manifestação dos moradores da localidade, que estiveram na prefeitura na sexta-feira pela manhã.

A solicitação foi que o prefeito Everaldo dos Santos se posicionasse sobre a realização da licitação para definir novas regras – e talvez uma nova empresa – para executar o serviço, hoje feito pela Laguna Navegação.

A empresa, porém, não concorda em dar os 50% de desconto solicitados pelos moradores da ilha, o que é uma promessa da prefeitura. Anteriormente, o prefeito já havia dito ao DS que esse desconto estaria previsto no edital da nova licitação. 

Esta, porém, conforme Maria Aparecida dos Santos Ramos, vice-presidente da União das Associações de Pescadores da Ilha, foi prometida para março deste ano. “Como já estamos no fim de abril e até agora nada ocorreu, pedimos uma posição sobre isso”, aponta. 

Os moradores protestaram das 9h às 12h no atracadouro da balsa. De acordo com os moradores, 150 pessoas estavam na manifestação. A Polícia Militar calculou 40 manifestantes. A travessia de carro custa R$ 12; ida e volta, R$ 24. “É muito caro para que os moradores possam ir até Laguna”, aponta Maria Aparecida. 

Após a manifestação, houve uma reunião entre os moradores, a prefeitura e a Laguna Navegação, conta a líder comunitária. Ela disse que, nesta conversa, a prefeitura se comprometeu a lançar o edital da licitação até a próxima quinta-feira. 

Maria Aparecida apontou que também foi solicitada a construção de um terminal com abrigo e banheiro, além de um estacionamento para aqueles moradores que não querem atravessar de carro. “Este estacionamento nós solicitamos que seja para agora e não para quando a licitação for concluída. A prefeitura começou um trabalho de terraplanagem no local, mas, se até sexta-feira que vem essas solicitações não se concretizarem, vamos fazer nova manifestação”, promete.

Ela ressaltou que o recadastramento de moradores que precisam do desconto, que ficou como responsabilidade da comunidade, já foi feito e entregue para a prefeitura. A balsa faz o transporte no canal da Lagoa Santo Antônio dos Anjos e é o meio de transporte mais viável para oito comunidades de pescadores.

Com informações do Diário do Sul