Por unanimidade, os mais de cem servidores públicos municipais, presentes na assembleia realizada na noite desta quinta-feira (28), recusaram a proposta feita pela Prefeitura de Orleans, que ofereceu reajuste salarial de 3,4%. O valor corresponde à inflação de janeiro a abril de 2016.
Durante a reunião, realizada nas dependências da Câmara de Vereadores, uma contraproposta foi elaborada. “Exigimos a reposição da inflação do período de maio de 2015 a abril de 2016, conforme nossa data base prevista no estatuto”, afirmou o servidor Fábio Salvador. O valor, entretanto, ainda não é possível saber.
“Para saber ao certo a porcentagem, temos que aguardar o índice do mês de abril, que será publicado no início de maio”. Contudo, há uma previsão. “Como fechou em 9,9 até março, creio que índice girará de 9 a 9,5%”, deduziu Fábio. Conforme o Sindicato dos Servidores Públicos de Braço do Norte e Região – Siscob, não há problema quanto a isso por se tratar de ano eleitoral, como alega a Administração Municipal. Há impedimento apenas quanto à concessão de ganho real.
O valor do reajuste proposto vale tanto para os salários quanto para o vale-alimentação e engloba todos os servidores, inclusive as agentes de saúde, que não haviam sido incluídas pelo Executivo. Um ofício com a proposta será protocolada na Prefeitura na próxima segunda-feira (2) e uma reunião será aguardada em um prazo de cinco dias. O primeiro reajuste proposto pelos trabalhadores era referente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor – INPC do último ano, de 11,28%, nos salários de todos os servidores, incluindo as agentes de saúde, e também no vale-alimentação.
[soliloquy id=”176823″]