A partir desta quarta-feira, dia 27, a vacina da gripe estará disponível em alguns postos de saúde de Laguna.
“Devido a grande demanda de vacinação nestes dois primeiros dias de campanha e de o Ministério da Saúde só nos ter repassado 40% das doses necessárias para a nossa meta de vacinar 16.680 pessoas, estamos a partir de amanhã com a vacina somente nas salas de vacina da ESF Mar Grosso, ESF Magalhães, Unidade Central (Carioca) e ESF Esperança”, explica a coordenadora dos programas de saúde do município, Rachel Copetti.
A imunização contra o vírus influenza, o H1N1, está sendo realizada gratuitamente nos grupos prioritários. “Normalizando a dispensação de vacinas pelo Ministério, voltaremos, então, a enviar vacinas para todos as unidades”, afirma Copetti.
No sábado, dia 30, será o dia “D” de vacinação e todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 16h30, sem fechar no horário do almoço.
O horário de vacinação nas unidades de saúde citadas acima, durante a semana, é das 8h às 11h e à tarde das 13h às 16h30.
Os grupos prioritários são:
Crianças de seis meses a menores de cinco anos: todas as crianças que receberam uma ou duas doses da vacina em 2015, devem receber apenas uma dose em 2016. Também deve ser considerado o esquema de duas doses para as crianças de seis meses a menores de nove anos de idade que serão vacinadas pela primeira vez, devendo-se agendar a segunda dose para 30 dias após a primeira dose.
Gestantes: em qualquer idade gestacional. Para este grupo não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente para a vacinação que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez.
Puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto estão incluídas no grupo alvo de vacinação. Para isso deverão apresentar documento que comprove a gestação ( certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros) durante o período de vacinação.
Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
Povos Indígenas: toda população indígena, a partir de 6 meses de idade.
Indivíduos com 60 anos de idade ou mais deverão receber a vacina da influenza.
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeduacativas.
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, ( conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas).
A vacinação desse grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.
OBS.: Durante a campanha, a apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidades, exceto para aqueles já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas.
Saiba mais sobre o vírus da gripe:
Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca.
Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes. Em crianças pequenas o quadro clínico pode simular a uma sepse. O mal estar geral pode persistir por vários dias e até mesmo semanas. Pode ocorrer miosite – inflamações musculares -, com dores musculares e dificuldade de andar.
Entre as complicações que podem ocorrer destacam-se a pneumonia (viral ou bacteriana) e a síndrome de Reye, que se caracteriza pela presença de encefalopatia grave, mais comumente observada em escolares, muitas vezes em associação com o uso de ácido acetilsalicílico (aspirina). As pessoas idosas e aquelas com doenças de base têm maior risco de complicações.
Colaboração: Decom de Laguna