A juíza de Direiro da Comarca de Orleans, Fabiane Alice Müller Heinzen Gerent, determinou a exoneração de três parentes do prefeito de Orleans, Marco Antônio Bertoncini Cascaes ligados a Administração Municipal. A decisão foi publicada no Diário da Justiça de Santa Catarina.
Segundo os autos, a juiza solicita que a filha do prefeito, Suzana Hilbert Cascaes Galvane, deixe a função gratificada de Supervisão de Departamento, que o genro Marcelo Galvane seja exonerado do cargo de secretário de Agricultura e Turismo e que o sobrinho do prefeito, Alessandro Hilbert Brighente, deixe a função de Diretor de Departamento.
O prefeito Marco, segundo a decisão da justiça, tem prazo de cinco dias para cumprir o determinado sob multa diária de R$500.
“A Suzana (filha) entrou no tempo do Lali (ex-prefeito) e é efetiva. O Marcelo (genro) é meu cargo de confiança. Talvez eu tenha que exonerar o Alessandro (sobrinho). O que eu menos quero é infringir a lei. Eu quero sair da prefeitura e deixar meu substituto tranquilo. Vamos nos inteirar da decisão e tomar as providencias necessárias”, relatou Dr. Marco em entrevista ao Sul In Foco.
Em entrevista a rádios de Orleans, o prefeito Marco negou que existe nepotismo em sua administração.
No final do ano passado, o Ministério Público ajuizou a ação por ato de improbidade administrativa com pedido liminar para exonerar parentes do Prefeito e de outros servidores comissionados, por configurar prática de nepotismo.
A Promotoria de Justiça da Comarca de Orleans ajuizou ação civil pública por ato de improbidade administrativa com pedido liminar para exonerar parentes do Prefeito e de outros servidores comissionados, por configurar prática de nepotismo. Cabe recurso.
Confira a decisão:
Assim, determino que o item c da decisão de p. 703-711 doravante passe a constar com a seguir redação:c) Defiro em parte a tutela de urgência postulada e, em consequência, determino que o Prefeito Municipal de Orleans, Sr. Marco Antônio Bertoncini Cascaes, promova, no prazo de 5 (cinco) dias, a exoneração de Marcelo Galvane do cargo de Secretário Municipal de Agricultura e Turismo, de Suzana Hilbert Cascaes Galvane da função gratificada de Supervisão de Departamento e de Alessandro Hilbert Brighente do cargo comissionado de Diretor de Departamento, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) por dia de descumprimento, a recair, pessoalmente, sobre o Prefeito Municipal.