Trabalhos de retirada de areia na região das dunas da praia do Gi, em Laguna, despertaram o interesse da população da cidade nos últimos dias. Nas redes sociais, alguns moradores chegaram a se perguntar se a retirada poderia estar sendo feita para uso da areia por serviço privado.
O secretário municipal de Obras de Laguna, Renato de Oliveira, porém, esclareceu que a retirada da areia realizada ontem e na segunda-feira foi um trabalho rotineiro de limpeza. “Não estamos retirando areia das dunas, mas sim a areia que é arrastada com o vento para a estrada e, por isso, bloqueia e dificulta a passagem de veículos”, aponta.
Renato disse que a retirada é feita sempre que existe acúmulo de areia no local. “Não entendemos por que gerou espanto desta vez, pois sempre fazemos a retirada da areia da estrada, por uma questão de segurança para quem trafega pelo local. Temos inclusive licença ambiental para realizar esta retirada”, argumenta.
O secretário completa apontando que as dunas estão sendo respeitadas. “Não haverá danos para as dunas. Vamos fazer este trabalho sempre que for necessário, pois, como disse, é uma questão de limpeza e segurança, mas sempre respeitando as dunas”, afirma ao site Notisul.