Educação

Satc oferece cursos técnicos a partir do segundo semestre em Laguna

Foto: Portal Satc

Foto: Portal Satc

Na próxima terça-feira, dia 26, às 14h, no paço municipal será assinado o convênio entre o município de Laguna e a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (Satc), de Criciúma. A intenção é trazer cursos técnicos a partir do segundo semestre deste ano. 

Deverão ser ofertados os cursos nas áreas de administração; informática; design de interiores; eletrônica; segurança do trabalho; mecânica; eletromecânica; meio ambiente; secretariado; eletrotécnica; guias de turismo nacional; e manutenção automotivo, com mensalidades acessíveis. 

No primeiro e segundo semestre de 2017 poderão ingressar à grade da Satc em Laguna os cursos de artes visuais; química; comunicação visual; fabricação mecânica; metalurgia; e mineração. Também deverá atender estudantes de municípios vizinhos. 

Qualificação

Em um encontro na sala de reunião do gabinete do prefeito Everaldo dos Santos, o diretor de educação técnica da Satc, João Luiz Novelli, realçou a implantação da instituição  na região. “Trará qualificação aos jovens. O desenvolvimento é garantido”, resume. “Esperamos atrair investidores ao município, pois haverá muito mais mão de obra adequada a diversas áreas”, aponta o prefeito. “É um trabalho de meses que começa a se transformar em realidade. Estamos empenhados em firmar mais esta parceria que ajuda na alavanca do progresso de Laguna”, prospecta o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico e Social, Rodolfo Michels Godinho

O consultor educacional da Satc, Antônio João Tavares, também participou da reunião, que serviu para apresentar à sociedade os cursos programados. Representantes das procuradorias jurídicas e secretarias de Educação de Laguna e Pescaria também participaram do ato, que ainda contou com a colaboração dos empresários Natanael Wisintainer, do Sindilojas, e Damianos Andreadis, da Câmara de Dirigentes Lojistas.

A ideia é abrir uma unidade de extensão da Satc no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no complexo do Caic, no bairro Portinho. “Gostamos do espaço e é adequado às aulas em questão. No entanto, todos os trâmites burocráticos e legais precisam ser concluídos para a utilização do imóvel”, detalha Tavares.

O diretor do departamento de indústria e comércio da prefeitura, Paulo Queiroz, defende que a luta para a instalação da unidade em Laguna é constante. “Se tudo der certo e esperamos e trabalhamos que dê, esperamos muitos investidores para o nosso município. Já temos uma universidade estadual, a Udesc, agora, precisamos explorar outras nichos para os lagunenses”, almeja Queiroz. 

A Satc tem cerca de sete mil alunos matriculados nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior. Também oferece cursos de formação rápida para trabalhadores.

Colaboração: Decom de Laguna