Saúde

Escolas começam a ser higienizadas em Imaruí

Foto: Divulgação / DS

Foto: Divulgação / DS

Quase 1,4 mil estudantes estão sem aula em Imaruí, pois toda a rede municipal foi fechada ontem para que fosse iniciada a higienização das escolas após a constatação do surto de impetigo, infecção na pele causada por duas bactérias.

Até o momento, não há informações oficiais do número total de casos, mas a estimativa é de que eles passem de 60. Em função da rápida propagação da doença e por orientação da Vigilância Sanitária, a prefeitura decidiu fechar as nove escolas da rede municipal para higienização. A previsão é que as aulas sejam retomadas no dia 25.

Os casos de impetigo começaram no Centro de Educação Infantil – CEI Carlos Gomes há duas semanas. Nos últimos dias, porém, surgiram casos em mais três escolas municipais. A intenção do fechamento temporário das escolas, além de realizar a higienização nos ambientes, é interromper o contato.

Foram identificados casos, além do CEI Carlos Gomes, nos CEIs Herculano Vicente Luiz e Turminha Miúda. Foram 19 casos nestas escolas no primeiro levantamento feito pela secretaria. A limpeza será feita nos ambientes, mesas, cadeiras, corredores e ônibus que transportam as crianças. O DS tentou falar com a secretária de Educação, Maria do Carmo Crescencio Matos, sem sucesso.

O impetigo é uma doença que acomete sobretudo crianças de até quatro anos de idade. Geralmente fica restrita à pele, mas a bactéria pode se espalhar e atingir outras partes do corpo. As bactérias que causam o impetigo entram no organismo através de machucados ou feridas. O tratamento é feito à base de antibióticos.

Com informações do site Diário do Sul