Os próximos dias serão marcados pelo sol, ar seco e temperatura elevada para a época do ano. A condição climática dará uma virada rápida nesta sexta-feira por causa de frente fria.
O calor dos últimos dias tem irritado muitas pessoas. Em alguns lugares as temperaturas estão muito acima da média para o mês. A pergunta mais insistente para os meteorologistas é “quando vai esfriar de verdade?”. A meteorologia da Epagri/Ciram e outros modelos indicam que até semana que vem. Então, possivelmente será mais uma semana com esse desconforto.
A condição climática dará uma virada rápida nesta sexta-feira por causa de frente fria. E, daqui uma semana, na segunda-feira, começa a mudar, pois deve chover. Ontem a sensação térmica em Tubarão chegou aos 42ºC, no sábado aos 44ºC.
Conforme o climatologista Rafael Marques, de Tubarão, esse calor, em abril, é uma anomalia. “Há um bloqueio atmosférico que não deixa passar as frentes frias. Não é excepcional, já ocorreu outras vezes. Esse ano a temperatura média é 25,8 até hoje (ontem). Em abril de 2015 foi 21,8; em 2014 foi 22,1; 2013 foi 21,5. Estamos quase três graus acima da média, mesmo que não tenha terminado o mês a média não deve mudar muito”, destaca. “Vai ficar caracterizado como um mês com temperaturas anomalamente acima da média”, ressalta.
Com as altas temperaturas, automaticamente virá a chuva. Os próximos dias devem ser acima dos 30ºC. “É importante destacar que as pessoas precisam ingerir muita água para não sofrer com desidratação. É comum ingerir durante o verão, mas enquanto o calor continuar é preciso se manter hidratado”, reforça.
Temperatura em abril bate recorde dos últimos 92 anos
O último sábado foi de altas temperaturas na região sul. A máxima alcançou os 37,2 graus nas cidades de Criciúma e Urussanga. Segundo o climatologista da Epagri de Urussanga, Márcio Sônego, esta temperatura é a maior dos últimos 92 anos, desde 1924, quando as medições iniciaram na estação da Epagri de Urussanga. “Não tenho dados antigos, mas Tubarão não deve ser muito diferente de Urussanga”, disse Rafael ao site Notisul.