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Com duplicação da BR-101, DNIT/SC constrói ciclovia em Laguna

Foto: Muriel Ricardo Albonico

Foto: Muriel Ricardo Albonico

 Com os trabalhos de duplicação da BR-101 Sul, na travessia urbana de Laguna, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) construiu ciclovia ligando os bairros de Barranceira até o retorno em nível de Cabeçuda, sob a ponte Anita Garibaldi. O espaço para ciclistas está liberado entre o km 311,8, no viaduto de acesso ao Centro da cidade ao km 313,4 (aprox.), no final da rua Marcelina Andrade passando pela rua Antônio da Silva Fernandes (paralela ao sentido Florianópolis-Porto Alegre).

Além da ciclofaixa, o DNIT/SC também finalizou a construção de passeio público (calçadas) no mesmo trajeto, abrindo espaço para a circulação de pedestres, fora do fluxo de veículos da via lateral. Há calçadas construídas, também, em toda a extensão da rua Dr. Paulo Carneiro, em Cabeçuda. Lá, porém, não há espaço na plataforma da via para a construção de ciclovia. A faixa destinada ao tráfego de ciclistas está sendo construída juntamente a instalação da sinalização horizontal definitiva. Nessa área está proibido o estacionamento de veículos, seja de transporte de passageiros ou carga.

Os usuários da rodovia, que utilizam as vias lindeiras, devem atentar para a sinalização vertical disposta, onde indica a possibilidade de parada rápida ou não. Outra recomendação feita pelo DNIT/SC alerta aos motociclistas e motoristas, para que não trafeguem pelas faixas destinadas aos ciclistas, pois estará infringindo lei de trânsito. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo sobre calçadas, passarelas, ciclovias, gramados ou jardins públicos configura infração gravíssima.

Os ciclistas, por vez, devem atentar para a movimentação de veículos, principalmente nos acessos e saídas da BR-101 Sul. Outra recomendação é feita para a movimentação de pedestres, já que a ciclovia foi edificada em aglomerado urbano. É prioridade também, a visualização de entradas e saídas de estabelecimentos comerciais, oficinas mecânicas, residências e postos de combustíveis, dispostos nas margens da rodovia.

O artigo 70 do CTB prevê que as faixas e passagens de pedestres devem ser mantidas, pelos órgãos ou entidades com circunscrição sobre a via, em boas condições de visibilidade, higiene, segurança e sinalização, segundo o que é disposto pelo artigo 71 do CTB. Aos pedestres e ciclistas cabe o correto uso deste dispositivo.

 Programa de Melhoria das Travessias Urbanas –Dentre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente às obras de duplicação da BR-101 Sul, consta o programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Este programa tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.

As vias lindeiras estão inclusas neste item do PBA, juntamente as passarelas e passagens inferiores de pedestres, todos dispositivos que possibilitam o trânsito de veículos e pedestres, visando a interação definitiva da rodovia duplicada aos aglomerados urbanos lindeiros a ela.

Colaboração: Muriel Ricardo Albonico/Comunicação DNIT/SC