Neste primeiro dia houve envolvimento de 30 funcionários da Câmara e em torno de 2,1 mil eleitores fizeram a sua votação.
Seis escolas participaram no primeiro dia de eleição do projeto Câmara Mirim. As urnas foram abertas às 9h, e partir daí os eleitores puderam colocar seus votos nas urnas disponibilizadas nas instituições de ensino. Neste primeiro dia houve envolvimento de 30 funcionários da Câmara e em torno de 2,1 mil eleitores fizeram a sua votação.
E neste período de campanhas eleitorais as meninas e meninos que buscam o pleito não abriram mão de mostrar aos colegas suas ideias. Foi o momento que cada um teve para apresentar projetos de melhoria para a escola, como nas bibliotecas, quadras, ou melhorar o trânsito em frente à escola ou organizar a praça da comunidade.
Passada a campanha, chegou o grande dia da votação, e nestes dias, as escolas de Criciúma viram pequenas cidades e seus alunos-cidadãos. Alcançam a candidatura os vereadores que tiveram maior número de votos em sua escola. Como o número de colégios excede o número de vereadores que devem subir ao cargo, é realizada uma análise do coeficiente eleitoral. A escola com maior número de votantes elege seu vereador.
Foi o que Elen Tschoseck Borba, orientadora educacional da Escola Municipal Pe. Paulo Petruzzellis – Bairro Pinheirinho observou. Ela lembrou que as propostas dos cinco candidatos nesta instituição foram bem criativas. “Todos se envolveram, passaram nas salas, entregaram santinhos. Foi um processo muito bom, transparente e todos estiveram bem envolvidos”, disse.
A diretora do Colégio Universitário, Nena Benedet Tautz, destacou que o projeto contempla a democracia participativa. Ela destacou ainda a importância do voto. “É um projeto maravilhoso que faz com que os alunos comecem a participar de todo o processo e compreender a eleição”.
Nos colégios Michel, Iria Zandomênego de Luca, Linus João Rech, e na SATC, as eleições também ocorreram tranquilamente. “Foi um processo tranqüilo e todos ouviram muito bem as propostas de cada candidato”, comentou a coordenadora pedagógica Andréia Antunes Mastella.
O presidente da Câmara, vereador Daniel Freitas (PP), ressaltou que as escolas acreditaram no projeto e por isso houve mais instituições inscritas neste ano. “Estamos motivados com uma equipe grande do Legislativo ajudando nas eleições. Os votos serão apurados na sexta-feira na sede do SISERP com a presença de pais, professores, alunos”, mencionou. O IPC (instituto de Pesquisa Catarinense) é que fará os trabalhos de apuração. Os nomes dos candidatos serão conhecidos ainda na noite de sexta-feira.
Os mirins, assim como os vereadores oficiais, têm como foco propor ideias. São nas sessões que eles decidem aquilo que deve ser transformado em sua escola ou comunidade. Após chegarem a um consenso, encaminham a proposta a um órgão responsável, que analisa a possibilidade de realizar a mudança, como a Prefeitura Municipal ou as secretarias competentes.
O objetivo do programa, que é destinado aos alunos do 5º ao 8º anos do Ensino do Município de Criciúma, é promover a interação entre a Câmara Municipal de Criciúma e o estabelecimento de ensino, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania. Mais informações no site camaracriciuma.sc.gov.br.
Cronograma de atividades:
Eleição: 13,14 e 15 de abril
Capacitação: 27 e 28 de abril
Diplomação: 4 de maio
Posse: 18 de maio
Eleições nas escolas:
Quinta-feira
E.E.B. Irmã Edwiges – Bairro Mina União
E.M.E.I.E.F. Adolfo Back – Bairro Jardim União
E.M.E.I.E.F. Prof. Casemiro Stachurski – Bairro Linha Batista
E.M.E.I.E.F. Maria de Lourdes Carneiro – Bairro Vila Francesa
Marista – Bairro Pio Corrêa
SESI Escola – Bairro Comerciário
São Bento – Bairro Centro
Colégio Unesc – Bairro Universitário
Sexta-feira
Colégio Rogacionista – Bairro Pinheirinho
E.E.B. João Frassetto – Bairro Santa Luzia
E.E.B. Joaquim Ramos – Bairro Michel
E.E.B. Luiz Lazzarin – Bairro Rio Maina
E.E.B. Min. Jarbas Passarinho – Bairro Pinheirinho
E.E.B. Rubens de Arruda Ramos – Bairro Nossa Senhora da Salete
E.E.B. Silva Alvarenga – Bairro Metropol
E.M.E.I.E.F. Augusto Pavei – Bairro São Domingos
E.M.E.I.E.F. Oswaldo Hulse – Bairro São Francisco
Colaboração: Dani Savi – Assessora de Comunicação da Câmara de Vereadores de Criciúma
[soliloquy id=”175130″]