Política

Secretários deixam cargos para concorrerem às eleições em Orleans e Lauro Müller

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dois secretários de Orleans e dois de Lauro Müller se afastaram do cargo para concorrer às eleições municipais de 2016. O prazo para desincompatibilização encerrou no sábado (2). Com isso, evita-se que se configure hipótese de inelegibilidade. Em ambos os municípios, ninguém assumirá o posto. O objetivo nos dois casos é a economia.

"Nós iremos ficar sem secretários, os chefes de departamento irão ficar responsáveis pelos afazeres. O motivo é a contenção de despesas, unindo, assim, o útil ao agradável”, explicou o prefeito e presidente do PSD de Orleans, Marco Antônio Bertoncini Cascaes. “Até momento, vamos deixar as vagas em aberto. São duas Secretarias importantes, Obras e Agricultura, mas a ordem de momento é aguardar. Talvez o setor de obras, mas ainda está indefinido”, afirmou a secretária de administração de Lauro Müller, Soraya Curcio Librelato .

Na Cidade das Colinas, o secretário de Infraestrutura Udir Luiz Pavei, o Dija, e o secretário de Assistência Social, César Alberton, optaram por deixar o cargo. Questionado sobre qual cargo almejam nas eleições, o prefeito contou que isso ainda não está definido. “Pode ser vereador, prefeito ou vice. A decisão fica aberta para eles”. Ainda segundo o político, há oito candidatos a prefeito em potencial no PSD de Orleans.

Já em Lauro Müller, os secretários que deixaram o cargo foram o de Obras, Nelson Godinho, e o de Agricultura, Eliandro Bett Giongo. Ambos irão disputar uma vaga no Poder Legislativo. O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão prefeitos e vereadores em todos os municípios do país, será realizado no dia 2 de outubro, primeiro domingo do mês.

Conforme informações do jornal Diário de Notícias, na Associação dos Municípios da Região Carbonífera – Amrec, outras cidades tiveram secretários que deixaram as pastas: um em Treviso; um em Urussanga; três em Siderópolis; um em Cocal do Sul; nenhum em Nova Veneza; dois em Morro da Fumaça; três em Forquilhinha; 18 em Criciúma; dois em Balneário Rincão; e um em Içara.