Devido ao alto índice de criminalidade registrado na cidade nos últimos tempos, comunidade, entidades e empresários de Morro da Fumaça se unem às lideranças em busca de melhorias na segurança pública.
Para isso uma comissão foi formada. A iniciativa surgiu depois da visita de integrantes do Lions Clube e da Polícia Militar ao Legislativo fumacense. Na ocasião eles ressaltaram a precariedade da segurança na cidade e a quantidade de crimes.
Entre os motivos para o alto número, a integrante do Lions, Margarete Bortolatto ressaltou a falta de investigação devido ao baixo efetivo, a não existência de uma delegacia na cidade, a insuficiência de rondas devido às poucas viaturas e policiais insuficientes, o sucateamento do armamento, entre outros.
A comissão é formada por dez pessoas, representantes da Câmara de Vereadores, Conseg, Lions Clube, CDL, empresários, comerciantes, Polícia Militar, Polícia Civil, além da comunidade em geral. “Buscarei marcar um encontro com o prefeito Agnaldo Maccari o quanto antes para discutirmos o assunto junto à comunidade e buscar soluções”, destaca o vereador Miguel Zaccaron Darolt (PSD), integrante da comissão.
O responsável pela Polícia Militar de Morro da Fumaça, Sargento Tiago Jacoby ressaltou ainda a precariedade do armamento. Ainda durante o encontro, os participantes levantaram a possibilidade de repasse de recursos por parte do Executivo Municipal para a aquisição de armas. “Um município que arrecada cerca de R$ 3,5 milhões por mês pode muito bem repassar os R$ 25 mil necessários para equipar a polícia”, ressalta o empresário Lauro Maccari.
Busca constante
O presidentes do Legislativo, José Carlos Bortolin, o Calita (PMDB) salienta a importância da união em torno de melhorias na segurança pública e lembra a série de encontros de lideranças da cidade em busca de efetivo, viaturas e câmeras de segurança. “Nós vereadores, já fomos diversas vezes ao comando da Polícia Militar em Criciúma e em Florianópolis na busca de melhorias, mas não fomos atendidos. Acredito que com a união dos fumacenses e com a criação desta comissão conseguiremos o que buscamos para dar maior tranquilidade à nossa comunidade”, fala.
Colaboração: Marciano Bortolin – Assessor de Comunicação da Câmara de Vereadores
[soliloquy id=”174163″]