O 1º Mutirão de Limpeza da Praia do Gi foi um misto de decepção e aprendizado. Uma praia tão grande não poderia de deixar de ser um desafio.
E foi! Dos quase sete quilômetros de extensão, o grupo formado por 27 pessoas, conseguiu realizar a limpeza de apenas um quilômetro.
Já era meio-dia, todos cansados, o sol forte, e o trecho realizado resumiu-se aos dois extremos da Praia do Gi. A decepção maior não foi pelo fato de não ter conseguido cumprir a missão e sim o choque com a realidade. Foram 500 quilos de lixo, em apenas um quilômetro de praia! Meia tonelada!
A surpresa tomou conta de todos, não só pela quantidade, mas também pelo tipo de lixo. Cerca de 90% eram derivados de plástico. Copos descartáveis, papéis de bala, de picolé, sacolas plásticas, garrafas peti, garrafas de vidro, restos de rede de pesca, cordas, pacotes de salgadinhos, galões, fraldas, absorventes e muitos sacos com cocô. Isso, o Canto do Gi, reduto de muitos veranistas, foi campeão em sacolas com cocô.
Cada canto recolheu cerca de 30 sacolas de lixo de 100 litros, ao todo 60. Além de outras seis na região do Sítio Paraíso, onde estava fixada a Tenda do Mutirão.
Colaboração: Gisele Elis – Lagunambiental – Comunicação & Sustentabilidade
[soliloquy id=”174089″]