O local é considerado um dos que possui a maior quantidade de lixo.
A Praia do Gi, na região norte de Laguna, é uma das mais sujas da cidade. Além da grande extensão, possui poucos moradores e ainda é frequentada por motoristas que usam o local para se dirigirem para outras praias. Amanhã, ocorrerá o 1º Mutirão de Limpeza da Praia do Gi, a partir das 8h30min.
Devido à pouca fiscalização, a orla ainda recebe, com frequência, festas movidas a som automotivo, e como herança toda a sujeira do que foi consumido. Garrafas de vidro, plástico, papel e outros tipos de lixo acumulam-se. Isto é comprovado no dia seguinte pelas equipes do Projeto de Monitoramento de Praias que fazem o acompanhamento na região. Entre a Praia do Mar Grosso e a da Luz, em Imbituba, por onde percorrem diariamente, a Praia do Gi é considerada a que possui maior quantidade de lixo.
A saída do mutirão ocorrerá em frente ao posto do guarda-vidas, próximo ao Laguna Tourist Hotel. Com o apoio da caminhonete do projeto, dois grupos serão conduzidos ao Canto do Gi e outro ao centro da praia. Uma tenda será montada na direção do sítio paraíso, onde haverá água e lanche. Também serão distrubuídos sacos de lixo e luvas.
Todo o lixo recolhido será transportado por um caminhão cedido pela prefeitura e, posteriormente, destinado à empresa de coleta. Conforme o site Notisul, serão recolhidos somente os domésticos, ou seja, plástico, vidro e papel.
Monitoramento
O monitoramento nesta região, coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, totaliza um percurso de aproximadamente 55 quilômetros entre a praia do Mar Grosso, em Laguna, e Praia do Luz, em Imbituba. A ação conta com o apoio do Laguna Tourist Hotel, Hanna´s Produtos Naturais, Franca Consultoria Ambiental, Lais de Guia e Grãos do Sol.