Geral

Primeira reunião do conselho do DEL define prioridades

Conselheiros escolhidos por entidades locais de Braço do Norte planejam ações e elencam as principais metas para a implantação do plano municipal.

Fotos: Lysiê Santos - Assessoria de Imprensa ACIVALE

Fotos: Lysiê Santos – Assessoria de Imprensa ACIVALE

A primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Local de Braço do Norte foi realizada na noite dessa quarta-feira (30) no auditório da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale). O encontro faz parte do processo de implantação do programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) no município.

Representando entidades locais, 30 conselheiros foram nomeados e participam da etapa de institucionalização do programa.

O coordenador de projetos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) Osmar Vicentin, conduziu a reunião apresentando o programa e o papel do conselho durante o processo que busca criar o plano municipal. “Esse primeiro encontro valoriza a pluralidade de ideias e permite planejar o município para os próximos anos. A participação voluntária dos conselheiros é fundamental para a execução dessa etapa”, explica o coordenador.

Após apresentação do programa, o coordenador abriu a plataforma de diálogo entre os participantes que definiram as prioridades para o desenvolvimento do município. Alguns representantes se manifestaram relatando suas expectativas em relação o DEL. “Espero que o conselho seja o propulsor de ações para melhorar a qualidade de vida da sociedade braçonortense”, afirma o presidente da Acivale Roberto Michels.

O prefeito Ademir Matos nomeado presidente de honra do conselho também se manifestou com a expectativa de conscientizar a população. “Minha expectativa é que a população se conscientize do que realmente a cidade necessita a curto e longo prazo. Temos esse time fantástico de voluntários que contribuirão para o crescimento da cidade”, destacou.

As prioridades

Durante o debate, cada conselheiro definiu uma prioridade do município. Após discussões, o grupo definiu que Braço do Norte necessita de atenção e ações para o desenvolvimento rural, urbano e social, industrial, comercial, ambiental sustentável, educacional e empreendedorismo, serviços públicos, lazer e entretenimento.

A próxima etapa será eleger técnicos sobre cada assunto que participarão das câmaras técnicas. Através das câmaras serão realizados os primeiros estudos para a execução das ações de desenvolvimento local.

O DEL

O programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) visa diagnosticar as necessidades do município, planejar as ações que precisam ser tomadas, elaborar um plano de desenvolvimento em conjunto com os mais diversos segmentos da sociedade, incluindo o poder público, e executar o plano a partir do planejamento pré-estabelecido. 

O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município a longo prazo. A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e atualmente já funciona em mais de 16 cidades.

Os conselheiros:

Cada entidade elegeu seu representante e suplente para participar do desenvolvimento do programa. Foram eleitos 30 conselheiros, sendo eles: Roberto Michels e Mayco Luiz Niehues (Acivale); Edemir Della Giustina e André Michels Jr. (CDL); Salomão Werner e Silvio Bianchini Neto (Simevale); Dr. Marco Aurélio Sotero, Fabiano Coan Della Giustina (Zézinhos Cascaes), Wilson Tenfen e Woimer Back (Sentinela do Vale); José Eduardo Claudio e Manoel da Silva (Cerbranorte); Cristian Uliano Perin e Ademar Rohling (ADR); Carlos Becker Fornazza (Sindiplam); Edemar Della Giustina (Sindicato Rural); Adilson Warmling Roling (OAB-SC); João Vânio Coral dos Santos (Sindimolduras); Germerson Della Giustina (Movimento de Irmãos); Evilásio Voss (Lions Clube Braço do Norte); João Nascimento da Silva (Rotary de Braço do Norte); Erivelto Henrique Vieira (Cursilho); Adriani Nunes (Lions Clube Vale Braço do Norte); Osmarina Medeiros (Conseg); André Esmeraldino Volpato (Prefeitura); Edinei Wiggers (Câmara de Vereadores); Vanessa Fernandes Schwanz  (Secretaria De Turismo Cultura e Desenvolvimento); Isabel Antunes Peron (Secretaria da Educação); Alison Pereira da Silva(Secretaria da Agricultura); Valdir Volpato (Secretaria de Administração e Fazenda) Ademir da Silva Matos (presidente de honra).

Colaboração: Lysiê Santos – Assessoria de Imprensa ACIVALE