A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Braço do Norte, ocorrida na noite de segunda-feira (28), iniciou com a eleição da vereadora Soraya Michels Richter (PSDB) para a segunda secretaria da mesa diretora.
Em seguida, foram apresentadas duas Indicações. A primeira, da vereadora Cleia Demétrio Pereira (PMDB), solicita que o chefe do poder executivo crie estratégias para chegar até os proprietários de capelas mortuárias, do Cemitério Municipal de Braço do Norte, informações para que os mesmos possam rever as capelas mais antigas com lajes que não tem vazão da água, procedimento necessário para que se evite novos criadouros do mosquito da dengue, e/ou autorizem a secretaria competente realizar um mutirão para que realizem essas ações. Considerando ser uma reivindicação da comunidade em geral. A segunda, de autoria da vereadora Soraya, solicita que o chefe do poder executivo determine a recuperação da fossa séptica e a limpeza pátio do pavilhão da bocha, no bairro Nossa Senhora de Fátima.
Já a vereadora Maria da Silva Kulkamp (PP), apresentou uma Moção de Congratulação à CME de Braço do Norte pela abertura do Campeonato Municipal de Futebol de Campo, Taça Pedro Dutra e uma Moção de Pesar à família de Antônio Ribeiro. O vereador Emerson Machado Fernandes, o Mano (PMDB), prestou Moção Honrosa ao sargento Antônio Jesus da Silveira, pelo resgate de um senhor de 62 anos que tentava tirar a vida, os trabalhos persistiram por mais de três horas.
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Requerimento 17/2016, que dispõe sobre o sistema integrado de controle interno da Câmara Municipal de Vereadores de Braço do Norte, define as competências, atividades, responsabilidades e dá outras providências. Já o Projeto de Lei Complementar 03/2016, que modifica dispositivos do anexo demonstrativo de compatibilização da programação dos orçamentos com a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Plano Plurianual, da Lei Municipal nº 370/15, de 17/12/2015, e alterações, que estima a receita e fixa despesas do município de Braço do Norte, seus órgãos e entidades, para o exercício de 2016 e suplementa dotações do Orçamento Geral do município, foi aprovado por maioria simples.
Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº. 06/2016 que autoriza o poder executivo a celebrar convênio com a Sociedade Beneficente Santa Teresinha – Hospital Santa Teresinha – HST, o Projeto de Lei Ordinária nº. 07/2016 que autoriza auxílio financeiro à Associação Cultural Divina Arte, o Projeto de Lei Ordinária nº. 08/2016 que autoriza auxílio financeiro à Associação de Atletismo do Vale de Braço do Norte – AAVB, o Projeto de Lei Ordinária nº. 09/2016 que autoriza auxílio financeiro à Associação Movimento Afro Negro Braçonortense e o Projeto de Lei Ordinária nº. CM 0006/2016, de autoria do vereador Ademir Schmoeller (PP), que denomina o ESF da comunidade do Pinheiral de Henrique Helmann.
Finalizando a sessão, o servidor público Jocione Lunardi usou a Tribuna Livre para se manifestar sobre a terceirização da Secretaria da Saúde de Braço do Norte. Os vereadores Bertilo Borba (PMDB) e Maria da Silva Kulkump (PP) usaram as Explicações Pessoas para se manifestar.
Colaboração: Suham Dellatorre / Sul in Foco
[soliloquy id=”173345″]