Evento conta a abertura de uma exposição com obras de professores
A emoção dentre os olhos azuis de artista composto pelo cabelo perolado é visível. Com o sorriso solto e a alegria cativante, o professor Edi Balod veio até a Unesc para acompanhar os preparativos da nova sala do curso de Artes Visuais, que vai levar o seu nome. Foram mais de 27 anos de contribuição com a Universidade. A atuação nos em diversos cursos deixa saudades, mas será eternizada com a inauguração do “Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais – Edi Balod”, que ocorre nesta segunda-feira (28/3), na Unesc, às 19h30, no Bloco Administrativo.
Para o artista esse é um momento único. “A sensação é indescritível, toda a proposta do local já me deixa encantado. Ver a Unesc investindo e acreditando na arte, enquanto outras instituições a deixam de lado é revigorante. Um local único, uma galeria destinada a professores, alunos e artistas, que ainda por cima vai levar o meu nome. Me sinto extremamente lisonjeado por esse gesto. Ainda estou assimilando a homenagem, um pouco sem acreditar”, brincou o professor em meio a risos.
A inauguração vai contar com a abertura de uma exposição intitulada “Labor”, que reúne trabalhos de professores e ex-professores do curso de Artes Visuais da Unesc, apresentando o processo artístico movido pela pesquisa, ou seja, o labor diário do artista/professor/pesquisador.
Segundo a curadora Daniele Zacarão, a atuação do artista que exerce a função da docência é única. “As obras trazem a história de 46 anos do curso de Artes Visuais, composta por professores que atuam ou que já atuaram na Universidade. A arte contemporânea exige pesquisa, e essas produções são interligadas por serem produzidas em um ambiente favorável a ela. Entre as obras estão presentes questões regionais, o relacionamento do artista com a cidade, trazendo elementos como o desenvolvimento do carvão”, ressaltou.
Colaboração: Mayra Lima/Assessoria de Imprensa