Até final de março os membros do Conselho Municipal de Trânsito emitirão um parecer sobre o projeto de reestruturação do trânsito realizado pela Administração Municipal de São Ludgero, ao final de 2015, para o centro da cidade, em especial, sobre as propostas específicas para a via principal – ruas Padre Roher (Margem Esquerda), João Wessler (Margem Direita) e adjacências.
No dia 3 de março, o Conselho Municipal de Trânsito, se reuniu pela primeira vez em 2016, no Auditório da Sede Administrativa Municipal, e na ocasião o presidente Léo Füchter, apresentou o projeto de reestruturação confeccionado pelo especialista em trânsito, Roberto de Oliveira Cabral. “O projeto foi apresentado e cada membro levou uma cópia para fazer uma avaliação durante algumas semanas e, posteriormente, cada um dar seu parecer em relação ao projeto num todo, bem como as propostas para a via principal que corta o perímetro urbano”, detalha.
O presidente lembra que conquistas importantes já foram obtidas. “Em 2015 conseguimos que a Administração Municipal investisse na construção do projeto de reestruturação do trânsito com viabilidade de execução de forma mais imediata. Paralelo a isso, o prefeito Volnei Weber, conseguiu junto ao Governo do Estado que a colocação de camada asfáltica, aplicada na rodovia estadual, fosse estendida até a ponte, no centro da cidade”, relata.
Ainda durante a primeira reunião do ano, os membros decidiram que São Ludgero em relação a municipalização do trânsito deve, ao invés de colocar em funcionamento a Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari), firmar um convênio com o Governo do Estado para análises e julgamento das multas. “Os membros entenderam que é o melhor caminho a ser seguido neste momento”, esclarece Léo. Os conselheiros durante a reunião, ainda, elencaram as prioridades e traçaram as metas para 2016.
O presidente Léo Füchter, reforça de que o principal objetivo do Conselho Municipal de Trânsito neste momento é contribuir para que sejam executadas na prática ações que oportunizem maior segurança e fluidez aos motoristas, pedestres e todas as pessoas que circulam no perímetro urbano. “Agradeço a participação e o comprometimento de todos os membros, que são voluntários, para que melhoras no trânsito aconteçam de fato”, resume.
É importante informar que já existe um projeto de humanização do trânsito, elaborado em 2012, o qual está orçado em R$ 900 mil. A falta de recursos e o momento delicado que enfrenta as Administrações Públicas, não diferente São Ludgero, não permite que seja realizado tal investimento. Diante disto, a Administração Municipal decidiu elaborar um projeto de menor custo e que atendesse a necessidade imediata do município em relação ao trânsito na área central.
O que é importante saber sobre as futuras mudanças no trânsito:
– Que as mudanças e melhorias deliberadas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Trânsito serão realizadas por etapas;
– Que as primeiras ações práticas acontecerão na via principal que corta o centro da cidade – ruas Padre Roer e João Wessler e adjacências;
– Que entre as propostas de investimento para a rua Padre Roer e João Wessler consta sinalização, pintura, colocação de tachões e construção de lombadas elevadas (substituindo as tradicionais lombadas);
– Que na proposta inicial, que receberá ou não aval do Conselho Municipal de Trânsito, prevê a implantação na via principal de locais de trevo alemão e proibições de conversões à esquerda.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber/Assessor de Comunicação Município de São Ludgero