Trabalhadores rurais participaram de mobilizações na Serra e no Oeste de Santa Catarina nesta terça-feira (8). A maioria dos manifestantes é de mulheres que reivindicam valorização da agricultura familiar e um plano de desenvolvimento para o meio rural.
Em Chapecó, no Oeste, cerca de mil pessoas participaram da manifestação, que começou em frente à Delegacia da Mulher, depois passaram pela Agência de Desenvolvimento Regional para reivindicar habitação para o meio rural.
Em Lages, na Serra, cerca de 150 pessoas se concentraram por volta das 10h na praça da cidade e saíram em caminhada até a agência da Previdência Social, onde entregaram um pedido de garantia dos direitos da Previdência Social às famílias que vivem da agricultura. Movimentos sociais e sindicatos também participaram do evento.
Conforme a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina (Fetraf-SC), o coordenador da entidade, Alexandre Bergamin, estará em Florianópolis para negociações com o governo do estado e o coordenador da Cooperativa de Habitação dos Agricultores (Cooperhaf), Jandir Selzler, acompanhará as negociações em Brasília com o governo federal. A data desses encontros não foi divulgada pelas entidades.
A reportagem do G1 entrou em contato com os representantes dos dois grupos, mas até esta publicação não teve êxito.
Com informações do G1 SC