Segurança

Casal morre após ser atingido por vários tiros em Laguna

O jovem, 20 anos, e a companheira, de 21 anos, que estava grávida, estavam dentro de um veículo. Um rapaz também foi baleado durante velório do casal.

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

Laguna voltou a ser palco da violência neste fim de semana com um duplo assassinato e uma tentativa de homicídio. A última morte foi registrada no dia 4 do mês passado. Com isto, neste ano, são quatro crimes desta natureza na cidade e 13 na região (confira no quadro). Uma das vítimas estava grávida.  

Por volta das 17 horas deste sábado, Jhonatan Miguel Ponciano, 20 anos, conhecido como Dorme Sujo, e Jadna dos Passos de Jesus, 21, estavam em um Golf verde quando foram baleados na Estrada Geral de Barbacena. O padrasto da jovem conduzia o veículo e sua mãe ocupava o banco carona da frente.

Jhonatan morreu na hora, atingido por três tiros – crânio e ombro. Com cinco meses de gestação, Jadna foi levada ao Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos e, devido à gravidade, transferida para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. Ela teve ferimentos na cabeça e no braço. Após uma neurocirurgia e uma cesárea de emergência, a jovem e o bebê não resistiram e morreram algumas horas depois.

Os tiros foram efetuados de outro veículo, conforme o delegado responsável pela Divisão de Investigação Criminal – DIC de Laguna, Rubem Thomé Filho. “Não há dúvidas de que a motivação deste crime é o tráfico de drogas. A princípio, apuramos que eles estavam em um mercado e foram seguidos. Quando chegaram ao cruzamento do bairro Barbacena sofreram uma emboscada. Aparentemente, um EcoSport de cor escura. Não sabemos ainda quantos ocupantes havia no automóvel, mas os disparos foram feitos por uma pessoa somente, de uma arma calibre 38”, revelou.

As investigações

Um inquérito policial foi instaurado. Hoje, o delegado Rubem Thomé começará a tomar os depoimentos. “Ouvirei os ocupantes do carro, que são parentes da jovem, e dois familiares, inclusive um que viu o veículo que cercou os quatro”. Sobre as suspeitas da autoria, algumas hipóteses são trabalhadas, segundo Rubem, mas nada de concreto ainda pode ser divulgado até o fim das investigações.

Jovem é baleado em abrigo de passageiros

Enquanto ocorria o velório do casal, ontem, em Laguna, um rapaz de 18 anos foi atingido por disparos de arma de fogo, por volta das 12h50min, no bairro Barbacena. Gabriel Martins Ferreira estava em um abrigo de passageiros, a cerca de 100 metros do velório.

Ele foi ferido na perna, no ombro e nas costas, e não corre risco de morrer. A possível relação entre o duplo assassinato e a tentativa de homicídio é investigada. “A única ligação é que este jovem é do bairro Casqueiro, onde há um grupo em guerra com outra turma da localidade da Malvina, de onde é o que morreu na emboscada”, revela o delegado Rubem Thomé.

Uma moça que estava com Gabriel contou ao delegado que uma pessoa saiu dos fundos do abrigo, mirou nele com a arma, atirou e fugiu a pé. “Passamos a tarde de hoje (ontem) em um matagal entre a Barbacena e o bairro Cabeçuda, pois temos a informação de que o suspeito dispensou a arma nesta área”, relata.

O último homicídio

O último assassinato em Laguna ocorreu no dia 4 do mês passado. O corpo de Vinícius Zanetta, 16 anos, de Tubarão, foi encontrado por volta das 9h20min entre a praia do Ipuã e Galheta, a 300 metros da orla. A vítima foi atingida com golpes de facão na região do tórax e pescoço.

Conforme o site Notisul, 12 homicídios ocorreram em Laguna no ano passado, mesmo número registrado em Tubarão. 6 pessoas foram assassinadas entre sexta-feira e ontem em Santa Catarina. Além de Laguna, as cidades de Florianópolis, Joinville, Xanxerê e Rio do Sul também registraram homicídios.