Segurança

Casas fechadas na cidade chamam atenção de ladrões

Dicas de segurança são passadas pela Polícia Militar para evitar invasões no período em que as pessoas estão nas praias

Foto: Ana Paula Cardoso/Engeplus

Foto: Ana Paula Cardoso/Engeplus

Na temporada de Verão é comum encontrar as casas vazias na cidade. Já nas praias, as residências estão cheias de gente e movimento nessa época. Isso acontece devido a mudança das pessoas em busca de sombra, brisa e temperaturas mais amenas. No entanto, mesmo em um período de férias e descanso, é importante manter os cuidados com a moradia que, na maioria dos casos, fica abandonada na cidade e pode chamar atenção de ladrões.

Conforme orienta o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, tenente coronel Márcio Cabral, é preciso ter cuidados tanto durante o dia como pela noite. "Muita gente pensa que os ladrões costumam invadir as casas durante a noite, mas podemos dizer que é o contrário. Eles costumam atuar no período em que as pessoas estão no trabalho, no meio da tarde, por exemplo, pois estariam em desvantagem, caso fizessem isso com a casa ocupada", revelou ao site Engeplus.

Geralmente, os bandidos agem sozinhos quando entram em uma casa, já que a ação conjunta chama mais atenção dos vizinhos e exige um plano de fuga, como usar motocicleta ou carro, sendo que nem sempre isso está disponível para o ladrão. A autoridade policial também ressalta a importância de conhecer o seu próprio bairro, os vizinhos e ter boas relações com eles.

"Não precisa falar com todos os moradores da sua rua, mas com pelo menos um vizinho, alguém de confiança. É para essa pessoa que você deve informar períodos de ausência, viagens ou idas para a praia. É bom ter o contato desse vizinho e pedir que ele fique de olho na sua moradia. Os demais não precisam saber quando você está ou não em casa, essa é uma medida de segurança simples e eficaz", ressalta.

Manter uma lâmpada acesa nas áreas internas e externas da casa durante a noite também é importante, mas é preciso apagá-las no período do dia. A segurança animal, feita com cães de guarda, continua sendo bastante recomendada, desde que o cachorro seja alimentado. "Lâmpada acesa em plena luz do dia e cão sem comida são sinais de que não tem ninguém em casa, assim como a caixa de correio lotada de correspondências", lembra o comandante.

Além disso, segurança humana, com vigias treinados por empresas terceirizadas, e segurança eletrônica, com alarmes ou câmeras de videomonitoramento, também ajudam a manter o ladrão afastado. "A PM realiza rondas diárias pelos bairros de Criciúma, inclusive nesse período em que as pessoas estão nas praias. Pessoas em atitudes suspeitas são abordadas e, nos piores casos, quando alguém realmente consegue invadir uma residência, temos o número 190 disponível para atender essas emergências".