Procedimentos de médio e grande porte cresceram 387% relativo a 2013, realizando na soma, mais de uma cirurgia por dia
O município de Nova Veneza, nos últimos quatro anos, vem aumentando o número de cirurgias eletivas realizadas pela Secretaria de Saúde.
Essas cirurgias são feitas através de consultas que a prefeitura paga e o Estado delibera. Os procedimentos acontecem nos hospitais da região, inclusive no próprio hospital do município. Na maioria deles, os pacientes não têm gasto nenhum.
As mais procuradas são cirurgias ortopédicas e gerais. Também são realizadas cirurgias de catarata, lesões de pele e pediátricas. Os valores dos procedimentos variam entre R$15 mil a R$200 mil.
Essa conquista se deve, conforme a responsável técnica, Jaqueline Ghisleri, ao entrosamento e conhecimento técnico da equipe. Conforme um dossiê apresentado por ela, desde 2013 os números seguem aumentando respectivamente. “De 138 aumentamos para 247 em 2014, 430 em 2015 e já este ano conquistamos mais de 110 procedimentos”, mostrou Jaqueline.
É um aumento proporcional de 387% no número de cirurgias realizadas.
O paciente Artur Pires, de 84 anos, conseguiu realizar uma cirurgia no joelho. Para ele, que sentia dores e só conseguia andar com a ajuda de uma bengala, a intervenção foi um alívio. “O atendimento de toda a equipe durante e depois da operação foi feito sempre de forma atenciosa e cuidadosa. Hoje consigo andar sem a ajuda da bengala e sem dor. Até voltei a dançar no grupo de idosos”, comemora.
Mesmo enfrentando um momento de queda na arrecadação, a equipe, por meio de conhecimento técnico, buscou formas de trabalhar. “Pedimos a eles que se empenhassem e fossem criativos neste momento delicado onde trabalhamos com uma equipe reduzida. O resultado, quando temos profissionais capacitados, é este. Temos orgulho da equipe que montamos”, avaliou o prefeito Evandro Gava.
Colaboração: Flávia Bortolotto – Assessoria de Comunicação Prefeitura de Nova Veneza