A avenida, liberada para o tráfego em outubro, possui cerca de dois quilômetros.
A inauguração da avenida João Marronzinho, em Laguna, prevista para ocorrer neste mês, foi adiada. Se tudo ocorrer conforme o novo cronograma, a via deve ser inaugurada no próximo mês. Faltam apenas 2% para a conclusão, que corresponde aos trabalhos de sinalização horizontal, poucos metros de calçadas, colocação de alguns meios-fios e o paisagismo nas rótulas.
A avenida, liberada para o tráfego desde outubro, possui cerca de dois quilômetros de extensão e é um importante acesso às praias norte e sul da Cidade Juliana, principalmente à Praia do Mar Grosso. Atravessa o condomínio residencial Laguna Internacional e pode ser utilizada como alternativa de acesso ao centro da cidade e BR-101. A iluminação das rótulas foi ativada há 20 dias e aprovada pelos técnicos.
Esta obra responde a um dos principais anseios do prefeito Everaldo dos Santos durante a sua gestão, que cobrou recursos incessantemente do governo do estado. “É um trabalho de qualidade que vai entrar para a história de Laguna. É um dos nossos compromissos. O município está com uma nova ‘cara’, pois esta avenida virou um cartão-postal”, destaca o prefeito.
Detalhes do projeto
Os custos de pavimentação têm apoio do governo do estado e está avaliada em aproximadamente R$ 13 milhões, segundo o site Notisul. Os recursos são provenientes do Fundo de Apoio aos Municípios – Fundam, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE.
A avenida tem pista dupla dos dois lados, cada uma com 3,5 metros de largura e acostamento com 1,5 metro, além de canteiro central de dois metros. O lado direito da pista possuirá uma faixa de passeio para pedestres com 2,5 metros. Já o esquerdo terá ciclovia e faixa de passeio, ambas com 2,5 metros de largura cada, separadas por um canteiro central de um metro.
O motorista enfrentava problemas porque a estrada estava com adensamento e a drenagem era insuficiente. Não tinha saída de água adequada. Além de problemas na pavimentação, que estava precária. A drenagem proposta foi feita com caixas coletoras bocas de lobo para o desagüe pluvial.
Os trâmites
Assinatura da ordem de serviço: 18 de junho de 2014
Início das obras: 30 de julho de 2014
Previsão para inauguração: março de 2016