O II Seminário de Piscicultura das Encostas da Serra Geral foi realizado entre os dias 15 e 17 de fevereiro, no Centro de Vivências do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, e promovido pelo Centro Universitário Barriga Verde – Unibave.
Com o apoio da Fapesc – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, o seminário contou com várias atividades, abordando a produção de peixes de água doce por diversos profissionais da área.
No primeiro dia de evento, o médico veterinário da Epagri, Luiz Rodrigo Mota Vicente, falou sobre o posicionamento da região sul no panorama da piscicultura catarinense.
Vicente ressaltou o grande destaque que a região sul tem na produção de peixes de água doce de Santa Catarina. “Dos 10 municípios que mais produzem peixes, quatro estão em nossa região”, frisou.
Ainda no dia 15, o engenheiro de aquicultura da UFSC, Vitor Augusto Giatti Fernandes, falou sobre os avanços na nutrição de peixes de água doce e deu algumas orientações a respeito.
Já na tarde do segundo dia de seminário, o zootecnista, Maurício Gustavo Emerenciano, ministrou um minicurso sobre “Qualidade de Água na Piscicultura” para estudantes, técnicos da área e piscicultores.
Durante a noite, o engenheiro de pesca, Eduardo Antônio Sanches, trouxe aspectos reprodutivos, mostrando o dia a dia da reprodução de peixes de espécies brasileiras. A produção de truta em Santa Catarina também foi abordada. O médico veterinário, Nelson Beretta, mostrou o potencial de crescimento da truticultura na região.
O encerramento do seminário, nesta última quarta-feira, dia 17, contou com a palestra “Produção de Algas na Alimentação de Peixes” ministrada pelo engenheiro de aquicultura, Fábio Neves Farias.
Ao final, o Curso de Qualificação Profissional em Gastronomia do Unibave realizou uma degustação com receita de carne de peixe para o público presente, um risoto de tilápia defumada, preparado pelos professores do curso, Milk Viana e Ramona Alberton.
Empresas ligadas à piscicultura também estavam presentes no evento com exposição de produtos e equipamentos.
De acordo com um dos organizadores do seminário, professor André Freccia, as propriedades estão intensificando a produção de peixes e eventos como este reforçam os esclarecimentos da população.
Colaboração: Thaiara Pilon – Ascom Unibave
[soliloquy id=”169028″]