O objetivo é melhorar os acessos às propriedades rurais
A Secretaria de Estado da Agricultura confirmou que São Ludgero está apto a receber recursos, através do programa SC Rural no ano de 2016, com destinação para melhorar os acessos às propriedades rurais. A boa notícia foi dada pelo próprio secretário de Estado, Moacir Sopelsa, durante audiência como o vice-prefeito Ibaneis Lembeck e o secretário de Agricultura, Valcemir Villani, na terça-feira (16).
Já com o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Enori Barbieri, eles garantiram a destinação de um veículo ao município para uso do Médico Veterinário Municipal.
No caso do Programa SC Rural, São Ludgero foi beneficiado em 2015 e as aplicações já chegam a 70%, credenciando o município a ser contemplado com novos recursos. Nas próximas semanas a equipe técnica da Secretaria de Estado da Agricultura definirá qual o valor exato disponibilizado futuramente aos municípios, se os recursos serão a fundo perdido e sem a necessidade de contrapartida e, ainda, se as aplicações serão através das Administrações Municipais, Cooperativas/Associações ou Epagri.
Outra boa notícia recebida durante a audiência é que, na sexta-feira (19), a Administração Municipal de São Ludgero, foi autorizada a ir até Concórdia buscar o Distribuidor de Adubo Líquido (destinado a Morro do Cruzeiro) e uma Balança para Pesagem Animais (destinado ao Bom Retiro). O secretário de Agricultura, Valcemir Villani, informa que novos pedidos foram feitos à Secretaria de Estado da Agricultura.
"As reivindicações sempre são em sintonia com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural", lembra. O vice-prefeito, Ibaneis Lembeck, contou que o secretário Moacir Sopelsa garantiu que analisará com carinho as novas solicitações. “Foi uma reunião produtiva. Nosso município está fazendo um bom trabalho no meio rural e o Governo do Estado sabe disso. Continuaremos reivindicando com base nas necessidades das famílias rurais”, reforçou.
Entenda o Programa SC Rural
Uma Carta Consulta foi elaborada com base nas demandas e será encaminhada a Secretaria de Assuntos Internacionais e ao Banco Mundial para assinatura de novo contrato de financiamento com o Governo do Estado e continuidade do SC Rural.
A parceria entre Governo de SC e Banco Mundial para o desenvolvimento do meio rural vem desde 1991, com o lançamento do Microbacias 1, e encerra em setembro de 2016 com o término do Programa SC Rural. A intenção de Santa Catarina é renovar o Programa e dar continuidade às ações que vêm transformando a agricultura familiar catarinense.
Colaboração: Bertoldo Kirchner Weber / Comunicação Prefeitura de São Ludgero