Geral

Saídas de esgoto podem ser lacradas hoje na Prainha do Farol, em Laguna

Outras localidades também estão na mira da fiscalização, que deverá ocorrer nas próximas semanas.

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul.

Foto: Elvis Palma/Divulgação/Notisul.

A operação que visa lacrar os esgotos que desembocam na Prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna, deverá ocorrer hoje. O trabalho estava programado para a última quarta-feira, mas precisou ser adiado. Quatro saídas de esgoto estão com problemas e inicialmente duas serão fechadas.

Uma reunião ocorreu no fim da última semana para tratar da operação. “Precisamos adiar por alguns dias os trabalhos, mas nesta segunda-feira iniciaremos com tudo na Prainha do Farol. E assim que encerrarmos a operação na Prainha nossas atenções serão na localidade de Cabeçuda”, garante o secretário de planejamento da prefeitura, Rodolfo Michels.

Até o momento, 80 residências e estabelecimentos comerciais foram notificados no Farol de Santa Marta. Alguns proprietários já procuraram informações sobre como regularizar a situação, mas pouco foi feito na prática. Algumas empresas apresentaram aos gestores da prefeitura prospectos de projetos para oferecer pequenas estações de tratamento aos moradores. Segundo o site Notisul, o custo aproximado de cada estação é de R$ 5 mil, mesmo valor da multa gerada pela prefeitura para quem possui esgoto clandestino.

Nesta temporada de verão, o local que deveria estar repleto de turistas tem apresentado inúmeros problemas. O mau cheiro e a água imprópria logo denunciam as condições do mar. “Já estive na Prainha outras vezes, mas este ano a situação está lamentável. Algumas ações mais efetivas dos órgãos públicos devem ser tomadas o quanto antes para não afastar mais turistas”, avalia o estudante universitário de Florianópolis, Diogo Corrêa.