A equipe de bombeiros de Orleans, comandada pelo tenente Renan Fernandes, do Corpo de Bombeiros de Criciúma, responsável pelo resgate dos passageiros da Kombi que capotou na Serra do Rio do Rastro, no dia 15 de janeiro, será homenageada pela Câmara de Vereadores de Lauro Müller. O presidente, vereador Helder Velho, outorgará, nas primeiras sessões ordinárias de 2016, a Moção de Ato de Bravura.
“Enfrentando fatores negativos e situações adversas, a guarnição de bombeiros militares deparou-se com um acidente atípico e em reais situações de risco de morte, tanto para as vítimas quanto para quem deveria resgatá-los. Escuridão, terreno extremamente íngreme e mata fechada. Estes verdadeiros heróis eram a esperança para seis trabalhadores, dois brasileiros e quatro imigrantes haitianos que retornavam do planalto para o litoral e ocupavam um veículo que capotou no canyon, parando 80 metros abaixo da pista”, diz a justificativa.
Duas equipes atuaram no resgate as vítimas, uma por terra, com cinco socorristas, e outra por rapel, com dois profissionais. “Utilizando técnicas especiais como içamento de vítimas para rapel, procedimentos protocolares e conduta profissional, nossos soldados do fogo mostraram que são bravos também em resgates desta natureza”, complementa, ainda, o presidente do Legislativo no documento.
Veja abaixo os homenageados:
2º sargento Nelson Nunes Fernandes, cabo Flávio Costa Araújo, soldado Felipe Ávila Fiqueiredo, soldado Lúcio Flávio da Luz Filhos e os bombeiros comunitários Alan, Elezir e Cláudio.
Indicação para homenagem é aprovada na Câmara de Vereadores de Orleans
Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (10), na Câmara de Vereadores de Orleans, foi aprovada a Indicação nº 1 de 2016, que solicita que o Poder Legislativo de Orleans preste homenagem à equipe do Corpo de Bombeiros de Orleans, responsável pelo resgate em dois acidentes ocorridos recentemente na Serra do Rio do Rastro.
Um deles é o do dia 15 de janeiro de 2016, quando a Kombi despencou do penhasco e depois pegou fogo, na Serra. As seis vítimas sobreviveram após operação de salvamento que durou mais de 10 horas.
“No segundo, uma criança de oito anos caiu de uma altura de 30 metros, do mirante da Serra do Rio do Rastro, e foi resgatada com apenas ferimentos leves. Sou fã do trabalho do Corpo de Bombeiros e creio que, por conta destes atos de bravura, merecem essa homenagem", justificou o vereador Cristian Berger (PPS), autor da indicação.