Um homem de 48 anos e dois adolescentes de 16 foram resgatados no fim da tarde desta terça-feira (9) depois de passarem duas noites perdidos no Morro do Cambirela, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
O Corpo de Bombeiros informou ter sido acionado pela manhã pelo homem, que havia saído no domingo com o filho e o genro para escalar o morro, que tem 1.043 m de altura. A família havia se preparado para passar uma noite acampada no local e havia levado comida e sacos de dormir.
"Mas chegaram a uma parte muito íngreme, a 700 m de altura, e não conseguiam mais subir nem descer", contou o coronel João Batista Cordeiro Junior, que comandou a operação, ao site G1 SC.
Os bombeiros chegaram a fazer uma tentativa de resgate de helicóptero mais cedo, mas não foi possível. "No lugar onde eles estavam não dava para aproximar a aeronave, pela baixa altura. Não deu para fazer o resgate de rapel porque o vento estava muito forte, ficaria inseguro para os bombeiros".
Com a aproximação de uma tempestante, três socorristas foram deixados de helicóptero no topo do morro. Eles desceram até o local onde estava a família, num percurso que demorou uma hora, e trouxeram o grupo até um local onde o helicóptero pudesse pousar. Foi aberta uma clareira na mata.
Segundo o comandante da operação, a família estava bem, porém exausta. "Disseram que não sabiam se conseguiriam passar mais uma noite lá. Estavam 'lenhados', com picada de mosquitos, passaram frio", contou Batista. "Foi uma operação complicada".